Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
Título em inglês: Éducation artistique en public réseau forteresse : expérience vie et musical de formation des enseignants
Autor(es): Rocha, Patrícia Lilian de Sales
Orientador: Coopat, Carmen María Saenz
Palavras-chave: Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE);Professores de música - Formação - Fortaleza(CE);Educação de base - Fortaleza(CE);Educação - Métodos biográficos;Narrativa de Experiência e Formação Docente
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: ROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_plsrocha.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.