Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coopat, Carmen María Saenz | - |
dc.contributor.author | Rocha, Patrícia Lilian de Sales | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-27T16:43:11Z | - |
dc.date.available | 2015-07-27T16:43:11Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de música - Formação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação de base - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação - Métodos biográficos | pt_BR |
dc.subject | Narrativa de Experiência e Formação Docente | pt_BR |
dc.title | Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida. | pt_BR |
dc.title.en | Éducation artistique en public réseau forteresse : expérience vie et musical de formation des enseignants | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_plsrocha.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.