Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11654
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura |
Authors: | Silva, Fátima Sampaio |
Keywords: | Linguagem oral;Proficiência em leitura;Crianças de seis anos;Psicolingüística |
Issue Date: | 1980 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | SILVA, Fátima Sampaio. Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 73-84, 1980. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Pesquisas na área da linguagem revelaram a existência de correlação entre seus quatro aspectos - o ouvir, o falar, o ler e o escrever. O estudo longitudinal de Loban (1963) reportou que as crianças superiores em comunicação oral eram mais proficientes em leitura que as crianças com capacidade verbal inferior. O trabalho de Strickland (1962) também constatou correlação entre a estrutura da linguagem oral de crianças da sexta série e compreensão na leitura. Em uma investigação mais recente Compton (1971) encontrou diferenças significativas na capacidade de compreender a leitura entre um grupo de crianças considerado verbal e outro não-verbal. No entanto, os resultados de outros estudos não mostram alta correlação entre medidas relacionadas com o falar e o ler. No estudo de Martin (1955) apenas uma variável de linguagem oral - o número de palavras diferentes usadas pelas crianças - obteve correlação positiva, embora baixa, com a leitura. Bougers (1969) também reportou que as correlações das medidas de linguagem oral com testes padronizados de leitura no final da primeira série foram muito baixas, embora positivas... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11654 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1980_art_fssilva.pdf | 5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.