Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11654
Type: Artigo de Periódico
Title: Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura
Authors: Silva, Fátima Sampaio
Keywords: Linguagem oral;Proficiência em leitura;Crianças de seis anos;Psicolingüística
Issue Date: 1980
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: SILVA, Fátima Sampaio. Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 73-84, 1980.
Abstract in Brazilian Portuguese: Pesquisas na área da linguagem revelaram a existência de correlação entre seus quatro aspectos - o ouvir, o falar, o ler e o escrever. O estudo longitudinal de Loban (1963) reportou que as crianças superiores em comunicação oral eram mais proficientes em leitura que as crianças com capacidade verbal inferior. O trabalho de Strickland (1962) também constatou correlação entre a estrutura da linguagem oral de crianças da sexta série e compreensão na leitura. Em uma investigação mais recente Compton (1971) encontrou diferenças significativas na capacidade de compreender a leitura entre um grupo de crianças considerado verbal e outro não-verbal. No entanto, os resultados de outros estudos não mostram alta correlação entre medidas relacionadas com o falar e o ler. No estudo de Martin (1955) apenas uma variável de linguagem oral - o número de palavras diferentes usadas pelas crianças - obteve correlação positiva, embora baixa, com a leitura. Bougers (1969) também reportou que as correlações das medidas de linguagem oral com testes padronizados de leitura no final da primeira série foram muito baixas, embora positivas...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11654
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1980_art_fssilva.pdf5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.