Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11504
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A influência do cursinho no desempenho do exame vestibular |
Authors: | Cavalcante, Joseneide Franklin Guimarães, Maria Teresa Albuquerque |
Keywords: | Exame vestibular;Ingresso nos cursos superiores;Influência do cursinho no desempenho do exame vestibular |
Issue Date: | 1979 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | CAVALCANTE, Joseneide Franklin; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. A influência do cursinho no desempenho do exame vestibular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.1, p. 68-81, 1979. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O surgimento dos cursinhos nos últimos vinte anos representa, sem dúvida, uma anomalia do sistema de ensino brasileiro. Transformados em meras agências de treinamento para os exames vestibulares, a atividade dos cursinhos é fortemente limitativa, deixando à margem as demais funções que deveriam ser cumpridas pelas escolas a nível de 2º grau. As diretrizes legislativas do país sobre vestibular determinam a "utilização de mecanismos de aferição que assegurem (...) e comprovem um mínimo de conhecimento a nível de 2º grau ... (dec-lei nº 79293/77)". Objetivando o cumprimento desses dispositivos, a Universidade Federal do Ceará (U.F. C.), através da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), tem desenvolvido trabalho no sentido de aumentar o grau de eficiência das provas dos exames vestibulares, elaborando quesitos tecnicamente capazes de aferir níveis de aprendizagem mais complexos e, consequentemente, diminuindo a probabilidade de acertos casuais, por memorização, eliminação de respostas etc... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11504 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1979_art_jfcavalcantemtaguimares.pdf | 5,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.