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Tipo: Dissertação
Título: A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano dos jovens do Bom Jardim: um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto
Título em inglês: The influence of the Project Garden of People on the reinvention of daily life in the neighborhood of Bom Jardim: a case study on practice course
Autor(es): Ferreira, Gabriel Nunes Lopes
Orientador: Nascimento, Marco Antonio Toledo
Palavras-chave: Music education;Everyday life;Educação não-formal – Bom Jardim(Fortaleza,CE);Música – Instrução e estudo – Bom Jardim(Fortaleza,CE);Vida suburbana – Bom Jardim(Fortaleza,CE)
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano dos jovens do Bom Jardim: um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. 2015. 177f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda a educação musical em espaços não formais de ensino e como esses espaços contribuem para a educação musical na periferia de Fortaleza. A pesquisa tem como objetivo compreender, sob a perspectiva dos estudantes, a importância dos cursos de Música realizados pelo Projeto Jardim de Gente. O Projeto é desenvolvido no Bairro Bom Jardim, nas instalações do Centro Cultural Bom Jardim. O referencial teórico principal da pesquisa está baseado em Bourdieu, com seus estudos sobre jogos de poder e classes sociais; Certeau, com sua pesquisa sobre cotidiano; e Koellreutter, com sua proposta de Educação Musical. Como abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. Foram escolhidos e entrevistados dez estudantes que participaram do curso no período de 2010 a 2013. Além dos relatos dos dez estudantes, foram utilizados como fontes de evidências os planejamentos do curso e também o Projeto Político Pedagógico do Jardim de Gente, este último desenvolvido de maneira coletiva com participação da comunidade, estudantes, professores e coordenação do Projeto. Assim, o curso de Prática de Conjunto assume o papel de um espaço de mudanças de percepções com relação à prática musical e também com relação às atividades cotidianas dos estudantes. De acordo com os resultados, o Projeto surge como um espaço de democratização do saber musical, reinventando o cotidiano de seus frequentadores.
Abstract: This paper discusses music education in non-formal spaces of education and how these spaces contribute to the musical education on the outskirts of Fortaleza. The project aims the understanding of the importance of music courses held by the Project Jardim de Gente (Garden of People) through the students’ perspective. The project is developed in the neighborhood of Bom Jardim, the premises of the Bom Jardim Cultural Center. The main theoretical framework of the research is based on Bourdieu, with his studies on power games and social classes; Certeau, with his research on everyday life; and Koellreutter, with its proposal for Music Education. As a methodological approach, a case study in the course of Joint Practice was made. Ten students who participated in the course in the period 2010 to 2013 were chosen and interviewed. In addition to this, course planning and the Pedagogical Political Project of Garden of People (Projeto Político Pedagógico do Jardim de Gente) were used as sources of evidence, the latter was developed collectively with the participation of the community, students, teachers and coordination of the Project. Thus, the Practice course comes as perceptions of space changes with respect to musical practice and also in relation to daily students activities. According to the results, the project appears as a democratization of musical knowledge, reinventing the daily lives of its attendees.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11349
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