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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11175
Tipo: | Dissertação |
Título : | Análise da modelagem integrada da emissão de poluentes atmosféricos provenientes de veículos transportadores de carga em área urbana |
Título en inglés: | Analysis of integrated modeling of air pollutants emission vehicle transporters coming load in urban area |
Autor : | Dias, Helry Luvillany Fontenele |
Tutor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Palabras clave : | Transportes;Simulação de tráfego;Transportes - Planejamento |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | DIAS, H. L. F. Análise da modelagem integrada da emissão de poluentes atmosféricos provenientes de veículos transportadores de carga em área urbana. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | A meta do trabalho é analisar a capacidade de se modelar a emissão de poluentes provenientes dos veículos transportadores de carga em áreas urbanas adensadas, por meio de modelos integrados de emissão e simulação de tráfego. Estes modelos são comumente utilizados em atividades de planejamento de transportes e gerenciamento de tráfego. Ademais, é proposto e detalhado um método de coleta de emissões com dispositivo embarcado em campo, além de simulações de tráfego com o objetivo de estimar as emissões de poluentes de veículos de carga em área urbana. É apresentado o detalhamento dos experimentos para análise dos simuladores de tráfego com modelos de emissão integrados. Três simuladores de tráfego foram utilizados na estimação das emissões: AIMSUN, INTEGRATION e VISSIM. O experimento mostrou que os limites de emissões estabelecidos por lei não estão sendo observados para os Materiais Particulados. O experimento mostrou que para Materiais Particulados o simulador de tráfego AIMSUN apresentou dados mais próximos dos coletados em campo, já para Monóxido de Carbono e Óxidos de Nitrogênio o simulador INTEGRATION apresentou dados mais próximos, considerando o fator de suma importância, a ausência de calibração dos modelos, mostrando a necessidade de calibração acurada para levantamentos mais próximos dos colhidos em campo, pois os resultados foram pífios comparados com os reais. Para veículos de maiores dimensões, foram observados menores índices de emissões, em função de a modelagem considerar fortemente a velocidade e aceleração para realizar as estimativas. Por último, com o aumento do tráfego foi observado aumento de emissões de Materiais Particulados, mas os Óxidos de Carbono e Nitrogênio se mantiveram aproximadamente constantes com a variação do tráfego. |
Abstract: | The main topic of this work is the analysis of the integrated modelling of air pollutants emissions of light-duty vehicle in urban areas with dynamic traffic models. These models constitute fundamental components to support the development and assessment of traffic management policies, and the optimization of their parameters, to alleviate the negative impacts of road traffic. Furthermore, it is proposed and detailed a method for collecting real emission from light-duty vehicle in a dynamic traffic state. In this work, the details of the experiments for analysis of traffic simulators with integrated emission models are presented. Three traffic simulators have been used in the analysis: AIMSUN, INTEGRATION and VISSIM. The experiment showed that the emission limits established by law are not being observed/real for Particulate Materials (PM). The experiment showed that the estimative of PM from AIMSUN’s model is closest presented data real, since for Carbon Monoxide and Nitrogen Oxides the INTEGRATION’s model is better. In this work not employed calibration effort, showing the need for more accurate calibration for future researchs. For larger vehicles, lower emission rates were observed, depending on the modeling strongly consider the speed and acceleration to make the estimates. Finally, with the increase in traffic increased emissions of particulates were observed, but the oxides of carbon and nitrogen remained approximately constant with changes in the traffic. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11175 |
Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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