Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11006
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Considerações críticas acerca da orientação vocacional |
Authors: | Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro |
Keywords: | Orientação vocacional;Teorias educacionais;Modelo psicométrico;Vocação;Aptidão |
Issue Date: | 1988 |
Publisher: | http://www.revistapsicologia.ufc.br |
Citation: | TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Considerações críticas acerca da orientação vocacional. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n.2, 1988, p. 51-63. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a orientação vocacional a partir da literatura considerada sobre o assunto, levando também em conta a atuação do autor nesta área. Procura traçar princípios teóricos que norteiam a ação de orientar, criticando certos modelos de orientação bem como sugerindo estratégias alternativas àquelas tradicionalmente presentes na literatura específica. Sugere áreas de estudo que devem fazer parte das preocupações daqueles que teorizam e praticam a orientação vocacional. |
Abstract: | This article analises the different conceptions of vocational guidance in the specific literature, as well as presents the author's own experience in the field. It tries to contribute to the theory that supports the practice of vocational guidance. Some of its models are criticized and other alternative models are suggested. The article presents some crucial theoretical questions which should be considered by writters and practioners in this field of knowledgement. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11006 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1988_art_acrtupinamba.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.