Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Tipo: Dissertação
Título : Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
Título en inglés: Develop potential and valuins capabilities: students learning assessment with intellectual disabilities in schools Municipal Fortaleza-CE
Autor : Mendonça, Andréia Vieira de
Tutor: Viana, Tania Vicente
Palabras clave : Learning evaluation;Person with intellectual disability;Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE);Educação inclusiva – Fortaleza (CE);Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes
Fecha de publicación : 2014
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014)
Resumen en portugués brasileño: A Educação Inclusiva repercute uma mobilização mundial que consolida os ideais de igualdade na Educação de qualidade para todos e revela-se um desafio da sociedade contemporânea. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular implica profundas mudanças na avaliação da aprendizagem, que tradicionalmente tem se constituído no exercício da classificação, seleção e exclusão, em oposição ao seu papel formativo. Considerando a avaliação do rendimento escolar pautada num processo dinâmico, esta pesquisa objetiva investigar como é realizada a prática da avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza-CE, na Secretaria Executiva Regional II (SER II). Especificamente, tem o propósito de: i) identificar o conceito dos professores sobre a avaliação da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual; ii) pesquisar os procedimentos avaliativos utilizados pelos professores junto aos alunos com deficiência intelectual; iii) conhecer as dificuldades no tocante à avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual através de professores, alunos e seus familiares ou responsáveis; iv) coletar sugestões do professor, e seus familiares ou responsáveis, para a melhoria de mudanças educacionais e de construção de práticas avaliativas de caráter sistemático e reflexivo. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, na forma de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário misto. Os dados obtidos foram categorizados segundo uma análise de conteúdo. As amostras foram constituídas por 16 familiares ou responsáveis dos alunos com deficiência intelectual e 7 professores das salas regulares, num total de 23 sujeitos. Os resultados revelaram que os docentes apontaram concepções limitadas e subjetivas acerca da Educação Inclusiva, deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem. As dificuldades assinaladas pelos sujeitos relacionam questionamentos sobre uma formação docente contínua e adequada, aprimoramento físico e estrutural da escola e ampliação do envolvimento da família e da escola com a inclusão. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Pessoa com deficiência intelectual. Educação Inclusiva.
Descripción : MENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dis_avmendonca.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.