Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
Título em inglês: Develop potential and valuins capabilities: students learning assessment with intellectual disabilities in schools Municipal Fortaleza-CE
Autor(es): Mendonça, Andréia Vieira de
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Learning evaluation;Person with intellectual disability;Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE);Educação inclusiva – Fortaleza (CE);Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014)
Resumo: A Educação Inclusiva repercute uma mobilização mundial que consolida os ideais de igualdade na Educação de qualidade para todos e revela-se um desafio da sociedade contemporânea. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular implica profundas mudanças na avaliação da aprendizagem, que tradicionalmente tem se constituído no exercício da classificação, seleção e exclusão, em oposição ao seu papel formativo. Considerando a avaliação do rendimento escolar pautada num processo dinâmico, esta pesquisa objetiva investigar como é realizada a prática da avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza-CE, na Secretaria Executiva Regional II (SER II). Especificamente, tem o propósito de: i) identificar o conceito dos professores sobre a avaliação da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual; ii) pesquisar os procedimentos avaliativos utilizados pelos professores junto aos alunos com deficiência intelectual; iii) conhecer as dificuldades no tocante à avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual através de professores, alunos e seus familiares ou responsáveis; iv) coletar sugestões do professor, e seus familiares ou responsáveis, para a melhoria de mudanças educacionais e de construção de práticas avaliativas de caráter sistemático e reflexivo. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, na forma de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário misto. Os dados obtidos foram categorizados segundo uma análise de conteúdo. As amostras foram constituídas por 16 familiares ou responsáveis dos alunos com deficiência intelectual e 7 professores das salas regulares, num total de 23 sujeitos. Os resultados revelaram que os docentes apontaram concepções limitadas e subjetivas acerca da Educação Inclusiva, deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem. As dificuldades assinaladas pelos sujeitos relacionam questionamentos sobre uma formação docente contínua e adequada, aprimoramento físico e estrutural da escola e ampliação do envolvimento da família e da escola com a inclusão. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Pessoa com deficiência intelectual. Educação Inclusiva.
Descrição: MENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_avmendonca.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.