Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9912
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O legado de Bourdieu na construção de uma sociologia crítica(1930-2002)
Autor : Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palabras clave : Legado de Bourdieu;Clássico contemporâneo;Sociologia clássica;Pesquisas
Fecha de publicación : 2002
Editorial : www.rcs.ufc.br/edicoes
Citación : Barreira, I. A. F. (2002)
Resumen en portugués brasileño: Interpelada por colegas e alunos, sobre quais seriam as contribuições de Bourdieu para o pensamento sociológico contemporâneo, dou-me conta da multiplicidade de respostas possíveis. Sobretudo após a sua morte, o pensamento do autor consolida-se, deixando de ser a "obra em construção". Assemelha-se, desse modo, ao que acontece com os sistemas teóricos relevantes de interpretação da vida social: torna-se alvo permanente de discussão. É notório ressaltar a edição de livros, artigos e revistas, no período imediato que se segue à morte do pensador francês,em vários países, principalmente na Europa. No Brasil, a tradução dos livros de Bourdieu, cada vez mais intensificada, nos últimos anos,contribui para ampliar as já calorosas discussões feitas por seguidores, críticos ou intérpretes. Esse é, de fato, o destino dos grandes sistemas de pensamento: superar o lado contingente de sua criação, transformando o conjunto das publicações em patrimônio...
Descripción : BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. O legado de Bourdieu na construção de uma sociologia crítica(1930-2002). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.33, n.2, 2002, p.141-144.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9912
ISSN : 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2002_art_iafbarreira.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.