Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9912
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O legado de Bourdieu na construção de uma sociologia crítica(1930-2002) |
Authors: | Barreira, Irlys Alencar Firmo |
Keywords: | Legado de Bourdieu;Clássico contemporâneo;Sociologia clássica;Pesquisas |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | www.rcs.ufc.br/edicoes |
Citation: | Barreira, I. A. F. (2002) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Interpelada por colegas e alunos, sobre quais seriam as contribuições de Bourdieu para o pensamento sociológico contemporâneo, dou-me conta da multiplicidade de respostas possíveis. Sobretudo após a sua morte, o pensamento do autor consolida-se, deixando de ser a "obra em construção". Assemelha-se, desse modo, ao que acontece com os sistemas teóricos relevantes de interpretação da vida social: torna-se alvo permanente de discussão. É notório ressaltar a edição de livros, artigos e revistas, no período imediato que se segue à morte do pensador francês,em vários países, principalmente na Europa. No Brasil, a tradução dos livros de Bourdieu, cada vez mais intensificada, nos últimos anos,contribui para ampliar as já calorosas discussões feitas por seguidores, críticos ou intérpretes. Esse é, de fato, o destino dos grandes sistemas de pensamento: superar o lado contingente de sua criação, transformando o conjunto das publicações em patrimônio... |
Description: | BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. O legado de Bourdieu na construção de uma sociologia crítica(1930-2002). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.33, n.2, 2002, p.141-144. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9912 |
ISSN: | 0041-8862 (impresso) 2318-4620 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2002_art_iafbarreira.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.