Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9718
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Radiografia de um curso: o caso de ciências sociais |
Authors: | Haguette, Teresa Maria Frota |
Keywords: | Ciências Sociais;Metodologia de estudo |
Issue Date: | 1981 |
Publisher: | www.rcs.ufc.br/edicoes |
Citation: | HAGUETTE, T. M. F. (1981/1982) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As universidades brasileiras, de modo geral, têm sido constantemente acusadas de reproduzirem o sistema autoritário vigente até há bem pouco tempo em nossa sociedade, sendo esta causa a mais apontada como responsável pelo baixo nível dos profissionais egressos de algumas de suas áreas. Por outro lado, nós, professores, sabíamos que a Universidade ainda era um dos poucos ambientes de trabalho onde a liberdade de pensamento era respeitada. Com efeito, nas universidades públicas a ementa das disciplinas e seu próprio conteúdo, a escolha de temas de pesquisa ou a produção científica, de modo geral, tanto do corpo docente como do discente nunca foram patrulhados por quem se esperaria que pudesse fazê-lo. Em suma, as atividades propriamente ditas acadêmicas têm seguido seu curso normal nos últimos anos que se seguiram à abertura política de 1979. Referida abertura, entretanto, propiciou um clima benéfico de crítica que se espraiou especialmente entre os estudantes, os mais atingidos pela mordaça imposta pelo regime, e que, pela primeira vez, se sentiram participantes da sociedade enquanto cidadãos... |
Description: | HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Radiografia de um curso: o caso de ciências sociais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v 12/13, n.1/2, 1981/1982, p.171-195. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9718 |
ISSN: | 0041-8862 (impresso) 2318-4620 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1982_art_tmfhaguette1.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.