Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9547
Tipo: | Dissertação |
Título : | Do canto das sereias à Rua dos Douradores: os espaços da escrita no Livro do desassossego e em Água viva |
Autor : | Oliveira, Ângelo Bruno Lucas de |
Tutor: | Bylaardt, Cid Ottoni |
Palabras clave : | Pessoa,Fernando,1888-1935.Livro do desassossego : composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa - Crítica e interpretação;Lispector,Clarice,1925-1977.Água viva - Crítica e interpretação;Prosa portuguesa;Poemas em prosa brasileiros;Água Viva;Livro do Desassossego |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | OLIVEIRA, Ângelo Bruno Lucas de. Do canto das sereias à Rua dos Douradores: os espaços da escrita no Livro do desassossego e em Água viva. 2013. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste estudo nos detemos sobre dois representativos livros da literatura do século XX: o Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, e Água viva, de Clarice Lispector. Apoiados, sobretudo, no pensamento de Maurice Blanchot, buscamos, através do método de pesquisa teórico-bibliográfico, compreender a natureza de ambas as obras, visto elas, marcadas pela incompletude e pelo fragmentário, muito se aproximarem do pensamento desse teórico sobre a literatura. Partindo da descrição blanchotiana do encontro de Ulisses com as sereias, buscamos delinear os principais conceitos do pensamento de Blanchot para, em seguida, aplicá-los na análise das obras. Tais conceitos manifestam-se na análise sobre o Livro do desassossego sob a imagem do quarto e do escritório, espaços que se opõem na construção da escrita. É o mesmo que ocorre em Água viva, sob a forma da alegria e do medo, que, do mesmo modo, premem a narradora e exigem dela uma escrita paradoxal. Essa escrita paradoxal é o foco da última parte do trabalho, que analisa suas características, advindas do jogo de opostos descrito nos capítulos anteriores. O fundamento teórico da pesquisa provém de teóricos como Blanchot (1997, 2005, 2007, 2010, 2011), Barthes (2004, 2007, 2010), Deleuze (2011) e Heidegger (2008), que contribuem com uma análise geral da literatura e da arte. A suas ideias unimos o estudo de pesquisadores que se detêm de maneira específica sobre a obra dos escritores analisados, como Cintra (2005), Gil (1996, 2009), Helena (2010) e Nunes (1995, 2009). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9547 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_abloliveira.pdf | 797,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.