Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9498
Type: | Tese |
Title: | A ação educacional e o legado cultural de Gustavo Barroso para a moderna museologia brasileira |
Title in English: | The educational action and cultural legacy of Gustavo Barroso for modern brazilian museology |
Authors: | Silva, Regina Cláudia Oliveira da |
Advisor: | Andrade, Francisco Ari de |
Keywords: | Education;Museology;Barroso,Gustavo,1888-1959 - Contribuições em Museologia;Museus - Aspectos educacionais - Brasil;Museu Histórico Nacional(Brasil) |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | SILVA, Regina Cláudia Oliveira da. A ação educacional e o legado cultural de Gustavo Barroso para a moderna museologia brasileira. 2014. 310f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As discussões nessa narrativa tratam-se da ação educacional e do legado cultural de Gustavo Barroso para a Moderna Museologia Brasileira. Vincula-se ao grande tema da história e memória da educação brasileira, especialmente à história e memória das instituições escolares e culturais. A pesquisa busca a compreensão e interpretação da ação social do sujeito Gustavo Barroso, nas distintas matérias da Museologia no Brasil, por meio de sua ação educacional, a partir, nomeadamente, da tríade Museu Histórico Nacional (1922), Curso de Museus (1932) e Inspetoria de Monumentos Nacionais (1934), bem como de seu debate sobre folclore sertanejo, principalmente cearense, vinculado à sua proposta de museu ergológico (1944). Utilizamos o conceito de modernidade sustentado nas apreciações de Max Weber a respeito do tema. Na pesquisa recorreram-se a documentos institucionais, à revisão bibliográfica de outros trabalhos sobre o assunto e à entrevista de ex-alunos do Curso de Museus, em que se buscava saber sobre suas memórias (Ricoeur) no tocante ao Curso de Museus e à sua experiência de convivência e/ou trabalho no MHN. O objetivo fundamental é apresentar uma interpretação falseável (Popper) de que Gustavo Barroso, a partir da tríade retrocitada, contribuiu para a preservação da memória nacional, na medida em que iniciou uma cultura de preocupação do poder público com nossa história educacional e nosso patrimônio cultural, ou seja, instalou-se uma nova concepção de Museologia no Brasil, justificadora de sua própria visão de história e conservadorismo. A fundação do MHN foi em 1922, ano emblemático para a História do Brasil, marcado por diversos acontecimentos políticos e culturais, ano que também correspondia ao centenário da Independência do Brasil, em que se vivia grande crise de popularidade e aceitação do governo de Epitácio Pessoa. O MHN resultou em um libelo nacionalista e ufanista, necessário para clamar ao povo o amor pela nação e a salvaguarda das relíquias das elites imperiais na jovem república, já na condição de república velha. Concluiu-se que o projeto museológico de Gustavo Barroso teve imensurável contribuição para a formação de uma museologia moderna no Brasil, porque inaugurou um museu exclusivamente histórico, o primeiro curso de museus e ainda a primeira instituição de salvaguarda do patrimônio do país, de caráter nacional, ligada à administração federal. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9498 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tese_rcosilva.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.