Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física |
Título en inglés: | Representations of deaf students about inclusion in physical education classes |
Autor : | Alves, Tássia Pereira Sales, Zenilda Nogueira Moreira, Ramon Missias Duarte, Leonardo de Carvalho Souza, Riane Missias Moreira Mendes |
Palabras clave : | Educação Física e Treinamento;Pesquisa Qualitativa;Pessoas com Deficiência Auditiva |
Fecha de publicación : | ene-2014 |
Editorial : | Revista Educação Especial |
Citación : | ALVES, T. P. et al. Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 65-78, jan./abr. 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | A inclusão é um processo social que, no contexto escolar, pretende a mudança de atitudes e a construção de uma postura com condições de abranger a todos indistintamente. Destarte, objetivou-se analisar as representações de alunos surdos sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, na qual participaram todos os alunos surdos, totalizando 8, de 2 escolas públicas de um município do interior da Bahia. Para produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, através do auxílio do intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS), que, ao mesmo tempo, foram traduzidas pelo intérprete e transcritas pelos pesquisadores. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. A inclusão dos surdos nas aulas de Educação Física ainda não se efetivou, mesmo tendo encontrado alguns professores com ações pedagógicas que demonstraram serem inclusivas, contudo, elas ainda deixam várias lacunas no que diz respeito a uma aprendizagem satisfatória dos alunos. Não basta apenas integrar o aluno surdo em sala de aula, é preciso que a escola e o professor garantam que os conteúdos curriculares sejam acessíveis a eles, de modo que possam contribuir na construção da cidadania, no desenvolvimento motor, cognitivo e social-afetivo desses alunos. |
Abstract: | Inclusion is a social process in school aims to change attitudes and to build a position to cover everyone without distinction. Thus, the objective was to analyze the representations of deaf students on their inclusion in physical education classes. It is qualitative, descriptive and analytical, attended eight deaf students from 2 public schools in a city in the countryside of Bahia. For data production, it was used a semi -structured interview, through the aid of an interpreter of Brazilian Sign Language (Libras), at the same time, it was translated by the interpreter and transcribed by the researchers. Data analysis used the technique of categorical content analysis. The inclusion of deaf people in physical education classes still failed to materialize and in fact, even having found some teachers with pedagogical actions that proved to be inclusive, yet they still leave many gaps, regarding satisfactory learning of students because they simply just integrate deaf students in the classroom. It is necessary that the school and the teacher ensure that the curriculum is accessible to them, so that they can contribute to the construction of citizenship, motor development, cognitive and social-emotional student. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183 |
ISSN : | 1808-270X |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_znsales.pdf | 177,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.