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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Tássia Pereira-
dc.contributor.authorSales, Zenilda Nogueira-
dc.contributor.authorMoreira, Ramon Missias-
dc.contributor.authorDuarte, Leonardo de Carvalho-
dc.contributor.authorSouza, Riane Missias Moreira Mendes-
dc.date.accessioned2014-09-26T14:22:02Z-
dc.date.available2014-09-26T14:22:02Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationALVES, T. P. et al. Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 65-78, jan./abr. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1808-270X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183-
dc.description.abstractInclusion is a social process in school aims to change attitudes and to build a position to cover everyone without distinction. Thus, the objective was to analyze the representations of deaf students on their inclusion in physical education classes. It is qualitative, descriptive and analytical, attended eight deaf students from 2 public schools in a city in the countryside of Bahia. For data production, it was used a semi -structured interview, through the aid of an interpreter of Brazilian Sign Language (Libras), at the same time, it was translated by the interpreter and transcribed by the researchers. Data analysis used the technique of categorical content analysis. The inclusion of deaf people in physical education classes still failed to materialize and in fact, even having found some teachers with pedagogical actions that proved to be inclusive, yet they still leave many gaps, regarding satisfactory learning of students because they simply just integrate deaf students in the classroom. It is necessary that the school and the teacher ensure that the curriculum is accessible to them, so that they can contribute to the construction of citizenship, motor development, cognitive and social-emotional student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência Auditivapt_BR
dc.titleRepresentações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inclusão é um processo social que, no contexto escolar, pretende a mudança de atitudes e a construção de uma postura com condições de abranger a todos indistintamente. Destarte, objetivou-se analisar as representações de alunos surdos sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, na qual participaram todos os alunos surdos, totalizando 8, de 2 escolas públicas de um município do interior da Bahia. Para produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, através do auxílio do intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS), que, ao mesmo tempo, foram traduzidas pelo intérprete e transcritas pelos pesquisadores. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. A inclusão dos surdos nas aulas de Educação Física ainda não se efetivou, mesmo tendo encontrado alguns professores com ações pedagógicas que demonstraram serem inclusivas, contudo, elas ainda deixam várias lacunas no que diz respeito a uma aprendizagem satisfatória dos alunos. Não basta apenas integrar o aluno surdo em sala de aula, é preciso que a escola e o professor garantam que os conteúdos curriculares sejam acessíveis a eles, de modo que possam contribuir na construção da cidadania, no desenvolvimento motor, cognitivo e social-afetivo desses alunos.pt_BR
dc.title.enRepresentations of deaf students about inclusion in physical education classespt_BR
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