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Tipo: Tese
Título: A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA.
Título em inglês: Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of Pará
Autor(es): Costa, Nívia Maria Vieira
Orientador: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Palavras-chave: Professional Education;Education of Young and Adults;Qualificações profissionais;Educação de adultos – Tucuruí(PA);Jovens - Educação - Tucuruí(PA);Ensino profissional
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Costa, N. M. V.; Furtado, E. D. P. (2014)
Resumo: Esta tese trata da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Ensino Fundamental, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Estado do Pará. Teve como objetivo investigar quais as contribuições do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental - PROEJA FIC, para a qualificação profissional e elevação da escolaridade dos alunos do IFPA/Campus Tucuruí, bem como a atuação docente presente nestes cursos ofertados. Como percurso metodológico, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, e como instrumentos para coleta das informações, foi eleita a observação in loco, a pesquisa documental, a entrevista reflexiva e o grupo focal. Como teoria de análise dos resultados, elegemos o materialismo histórico dialético. Os resultados da pesquisa mostram que a capacitação profissional foi o fator determinante para a presença dos alunos nos cursos do PROEJA FIC, mas o que garantiu a permanência dos alunos foi a compreensão da elevação da escolaridade. Verificamos ainda a necessidade da oferta permanente de novas turmas do PROEJA FIC no Estado do Pará, uma vez que essa vinculação da educação profissional ao ensino fundamental trouxe resultados positivos de modo geral. Constatamos, ao final da pesquisa, que apenas o certificado de Auxiliar Técnico garantido pelo PROEJA FIC não foi suficiente para a inserção no mercado de trabalho local, mas que, a partir desta capacitação inicial, houve o reconhecimento da necessidade da certificação técnica integrada ao ensino médio.
Abstract: This thesis deals with the Education Youth and Adult Integrated professional education in Elementary Education at the Federal Institute for professional and Technical Education in the state of Pará. Which aimed to investigate the contributions of the National Program for Integration of professional Education to basic education in the Mode of Education Youth and Adults in Initial and Continuing Education in Elementary Education - PROEJA FIC for the qualification and school attendance of students IFPA / Tucuruí Campus, as well as the pedagogical action present in these course offerings. As a methodological approach we chose a qualitative research and as a tool for data collection in locus elected observation, reflective interviews and focus groups. As a theory of data analysis works with dialectical historical materialism. The survey results show us that vocational training was the determining factor for the presence of students in courses PROEJA FIC factor, but what ensured the permanence of the students was the understanding of school attendance. We also verified the need for ongoing supply of new classes of PROEJA FIC in the state of Pará since that binding of integrated professional education to primary education has brought positive results overall. Understand the end of the survey that only the certificate Technical Assistant guaranteed by PROEJA FIC was not enough for the insertion in the local labor market, but from that initial training was recognition of the need for integrated technical certification to high school.
Descrição: COSTA, Nívia Maria Vieira. A qualificação profissional e a elevação da escolaridade nos cursos do PROEJA FIC, em Tucuruí-PA. 2014. 118f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8981
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