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Type: Tese
Title: Jovens da Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz: construção da cultura de paz e dos valores humanos
Title in English: Youth in school School Wladimir Roriz: construction of culture of peace and human values
Authors: Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Advisor: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Keywords: Youth;Culture of Peace;Jovens e paz – Chorozinho(CE);Movimentos da juventude – Chorozinho(CE);Estudantes do ensino médio – Chorozinho(CE) – Atitudes
Issue Date: 2014
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa. Jovens da Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz: construção da cultura de paz e dos valores humanos. 2014. 232f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa foi realizada durante dois anos (2011/2012), com os jovens alunos da Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz (EEMWR), na qual se buscou a construção de uma Cultura de Paz e dos Valores Humanos. Foram valiosos os momentos de partilha e solidariedade no processo, em que acompanhei o desenvolvimento do “Programa Vivendo Valores na Educação” (VIVE) cujo objetivo foi levar a comunidade escolar, em especial os jovens, a refletir, através dos Valores Humanos, atitudes no ambiente escolar que propiciem uma Cultura de Paz. Assim, por meio do acompanhamento do VIVE na EEMWR foi possível perceber como os alunos da mesma relacionavam-se com o referido Programa. A metodologia utilizada configurou-se na pesquisa participante (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; SEVERINO, 2002; LAKATOS; MARCONI, 2004) cujas principais fases foram: 1) realização de quatro (4) encontros inspirados nos Círculos de Cultura (CC), de Paulo Freire, com 15 (quinze) alunos do VIVE, para partilharem experiências a partir da aprendizagem dos Valores Humanos, no sentido de construir-se uma Cultura de Paz no contexto escolar. Além disso, foi realizada uma sessão de Grupo Focal com oito (8) alunos dentre os que participavam do VIVE; 2) dois (2) Seminários de sensibilização e apresentação do Plano de Estudo do Doutorado com (trinta e dois (32) professores e quatro (4) gestores da escola. O segundo encontro foi realizado para retorno no sentido de serem expostos os resultados da pesquisa; 3) revisão da literatura sobre a temática; 4) análise documental dos principais materiais que embasam o VIVE e o Projeto Político Pedagógico (PPP); 5) realização de entrevistas semiestruturadas com doze (12) professores dentre os que estavam presentes nos seminários, oito (8) alunos, cinco (5) pais, três (3) gestores da EEMWR para apreenderem-se suas percepções com relação ao VIVE; 6) efetivação de duas (2) entrevistas semiestruturadas, uma, com a coordenadora do VIVE e, outra, com a diretora da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE); 7) realização de uma entrevista semiestruturada com o coordenador do Programa Geração da Paz na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC); 8) uma entrevista não estruturada com 3 (três) gestores sobre os desafios do VIVE na escola. O processo de pesquisa participante foi importante porque me inseri como pesquisadora no cotidiano da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de abordar a temática dos Valores Humanos, apresentada pelo VIVE nas atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados encontrados são: a) os jovens estão abertos a viverem novas experiências e se sentem felizes quando lhes são dadas oportunidades de vivenciar Valores Humanos positivos como a paz, a amizade, o amor, a solidariedade e a união; b) os professores, igualmente, entendem que o VIVE tem excelentes propósitos e precisa ser fortalecido, não apenas na escola, mas na sociedade como um todo; c) o Núcleo Gestor da escola apoia inteiramente a iniciativa e oferece aportes estratégicos ao seu desenvolvimento; d) os pais não participam devido, principalmente, à distância entre o lugar que residem e a escola; e) existem dificuldades apontadas pelos alunos no que diz respeito aos espaços físicos para a realização de atividades que exigem concentração, como leitura, ensaios de peças de teatro, reuniões etc. Entretanto, a vivência de Valores Humanos que se contrapõem à lógica desumana do capitalismo ainda é difícil de ser consolidada, porque a sociedade, em geral, está se tornando cada vez mais esvaziada de sentimentos positivos, quando investe na competitividade sem limites. Os resultados também indicam que: os alunos compreendem o seu papel no cenário da construção da Cultura de Paz e solicitam maior presença dos professores que ainda não se envolveram com o VIVE. Certamente, o VIVE traduz um novo ideal de existência humana, fazendo acreditar que outro mundo é possível. Pode-se, pois, sonhar com um mundo de paz? Não apenas sonhar, mas também construí-lo, visto que é preciso paz para poder sorrir, para poder viver, para poder ser.
Abstract: This research was conducted for two years (2011/2012), with the young students, the High School Wladimir Roriz (EEMWR), it happened to building a Culture of Peace and Human Values, as valuable moments of sharing and solidarity in the process, I have followed the development of “Living Values Education program” (LIVE), whose goal is to bring the school community, especially young people, to reflect human values through attitudes in the school environment that fosters a culture So the Peace, by monitoring the LIVE IN EEMWR was possible to see how the young students of the same were related to this Program. The methodology used was configured in participatory research (BRANDÃO, 1984; LE BOTERFE, 1985; LAKATOS; MARCONI, 2004; SEVERINO, 2002), whose main phases: 1) conducting four (4) meetings inspired the Culture Circles (CC) of Paulo Freire with fifteen (15) students from LIVE to share experiences from the learning of human values in order to build a Culture of Peace in the school context. In addition, a focus group session with eight (8) among students attending the LIVE was held; 2) two (2) seminars to raise awareness and presentation of the Doctoral Study Plan 32 (thirty two) teachers and four (4) school managers. The second meeting was held to return in order to expose the results of research; 3) review of literature on the topic; 4) documentary analysis of key materials that support the VIVE and Policy Project (PPP); 5) conducting semi-structured interviews with twelve (12) teachers from among those who were present at the seminar, eight (8) students, five (5) parents, three (3) managers EEMWR to capture their perceptions regarding LIVE; 6) conducting two (2) semi-structured interviews, one with the coordinator of LIVE and another with director of the 9th Regional Coordinator for Education Development (CREDE); 7) conducting a semi-structured interview with the coordinator of the Generation of Peace Programme in Department of Education (SEDUC); 8) An unstructured interview with three (3) managers LIVE on the challenges of school. The research process was important because participants enter me as a researcher in the everyday, in order to sensitize the school community about the need to address the issue of Human Values, presented by LIVE on related teaching and learning activities. The results are: a) young people are open to new experiences and live feel happy when you opportunities to experience positive human values such as peace, friendship, love, solidarity and unity are given; b) teachers also understand that LIVE has excellent purposes, and needs to be strengthened, not only in school but in society as a whole; c) Manager Core school fully supports the initiative and offers strategic contributions to its development; d) parents do not participate, mainly due to the distance between the place they live and the school; e) there are difficulties pointed out by the students with regard to physical spaces for performing activities that require concentration , such as reading, testing plays, meetings etc. However, the experience of human values that oppose the inhuman logic of capitalism, it is still difficult to be consolidated because society in general is becoming increasingly emptied of positive feelings when investing in competitiveness without limits. The results also indicate that: students understand their role in the scenario of building a Culture of Peace and solicit greater presence of teachers who are not yet involved with LIVE. Certainly, LIVE represents a new ideal of human existence, making believe that another world is possible. One could therefore dream of a world of peace? Not only dream but to build it as it is necessary to peace could smile, in order to live, to be able.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8980
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