Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8910
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente
Title in English: Analysis of the concept of nursing educational technology applied to the patient
Authors: Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Balbino, Aldiania Carlos
Alves, Maria Dalva Santos
Carvalho, Luciana Vieira de
Santos, Míria Conceição Lavinas
Oliveira, Natália Rodrigues
Keywords: Formação de Conceito;Tecnologia Educacional
Issue Date: Jan-2014
Publisher: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste
Citation: ÁFIO, A. C. E. et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev. Rene, v. 15, n. 1, p. 158-65, jan./fev., 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivou-se analisar o conceito de tecnologia educacional, produzido pela Enfermagem, aplicada ao paciente. Utilizou-se Modelo Evolucionário de Análise de Conceito, identificando-se antecedentes, atributos e consequentes. Selecionaram-se 13 artigos para análise nos quais se identificaram os antecedentes: deficiência de conhecimento, escassez de tempo dos profissionais, otimizar trabalho da enfermagem, atingir as metas dos pacientes; atributos: ferramenta, estratégia, abordagem inovadora, abordagem pedagógica, mediadora de conhecimentos, forma criativa de estimular a aquisição de competências, instrumento de produção da saúde; consequentes: melhora da qualidade de vida, estímulo a comportamentos saudáveis, empoderamento, reflexão e vínculo. Enfatiza-se a importância das tecnologias educacionais para o cuidado em Enfermagem, ao dinamizar as atividades de Educação em Saúde.
Abstract: It is aimed at analyzing the concept of educational technology, produced by nursing, applied to the patient. Rodgers´ Evolutionary Method of Concept Analysis was used, identifying background, attributes and consequential damages. 13 articles were selected for analysis in which the background was identified: knowledge deficiency, shortage of nursing professionals’ time, to optimize nursing work, the need to achieve the goals of the patients. Attributes: tool, strategy, innovative approach, pedagogical approach, mediator of knowledge, creative way to encourage the acquisition of skills, health production instrument. Consequences: to improve the quality of life, encouraging healthy behavior, empowerment, reflection and link. It emphasizes the importance of educational technologies for the care in nursing, to boost health education activities.
Abstract in Spanish: El objetivo fue analizar el concepto de tecnología educacional, producido por la Enfermería, aplicada al paciente. Se utilizó el Modelo de Evolución de Análisis del Concepto, identificándose antecedentes, atributos, y consecuentes. Se seleccionaron 13 artículos para análisis, donde se identificaron los antecedentes: deficiencia de conocimiento, escasez de tiempo de los profesionales de enfermería, optimización del trabajo da enfermería, necesidad de alcanzar metas de pacientes; atributos: herramienta, estrategia, abordaje innovador, enfoque pedagógico, mediadora de conocimientos, forma creativa de estimular la adquisición de competencias, instrumento de producción de salud; consecuentes: mejora de calidad de vida, estímulo a comportamientos saludables, empoderamiento, reflexión y vínculo. Se enfatiza la importancia de las tecnologías educacionales para la atención de enfermería, al dinamizar actividades de educación en salud.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8910
ISSN: 1517-3852 Impresso
2175-6783 Online
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_mclsantos.pdf173,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.