Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8846
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aplicabilidade da CIPE® fundamentada na teoria da modelagem e modelagem de papel |
Title in English: | Applicability of ICNP® based on the theory of modeling and role-modeling |
Authors: | Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Miranda, Karla Corrêa Lima Guedes, Maria Vilaní Cavalcante Monteiro, Ana Ruth Macêdo Silva, Lúcia de Fátima da Leite, Ana Cláudia de Souza |
Keywords: | Educação em Saúde;Processos de Enfermagem |
Issue Date: | Jun-2014 |
Publisher: | Revista Brasileira de Enfermagem |
Citation: | COELHO, M. M. F. et al. Aplicabilidade da CIPE® fundamentada na teoria da modelagem e modelagem de papel. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 67, n. 3, p. 438-442, jun. 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Objetivou-se analisar a proposta de plano educativo organizado por meio do processo de enfermagem, utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), fundamentada pela Teoria da Modelagem e Modelagem de Papel, a um grupo de mulheres em Maracanaú-CE, Brasil. Trata-se de um estudo de caso realizado em grupo educativo de mulheres. A abordagem qualitativa conduziu a produção dos dados guiados pelo Método Criativo e Sensível. Dois diagnósticos centrais emergiram das necessidades apresentadas pelo grupo: saúde comprometida e conhecimento adequado, assim como formulação de resultados e intervenções de enfermagem. O estudo aponta a possibilidade de aplicação do processo de enfermagem apoiado pela CIPE® e ações educativas baseadas na Teoria da Modelagem e Modelagem de Papel. |
Abstract: | This study aimed to analyze the proposal of educational plan organized through the Nursing Process, using the International Classification for Nursing Practice (ICNP®), based on the Theory of Modeling and Role Modeling, to one group of women in Maracanaú-CE, Brazil. A case study was carried out in an educational group of women. A qualitative approach conducted the data production guided by the Creative and Sensitive Method. Two main diagnoses emerged from the needs presented by the group: compromised health and adequate knowledge, as well as formulation of results and nursing interventions. This study indicates the possibility of Nursing Process supported by INCP® and educational activities based on the Theory of Modeling and Role Modeling. |
Abstract in Spanish: | Objetivó-se analizar la propuesta de plan educativo organizado por el Proceso de Enfermería, utilizando la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería, basada en la Teoría de Modelaje y Modelaje de Papel, a un grupo de mujeres en Maracanaú-CE, Brasil. Un estudio de caso fue realizado en grupo de educación a mujeres. El enfoque cualitativo ha dado lugar a la producción de datos guiados por el Método Creativo y Sensible. Dos diagnósticos centrales emergieron de las necesidades presentadas por el grupo: salud comprometida y conocimiento adecuado, así como formulación de resultados e intervenciones de enfermería. Se indica la posibilidad de aplicación de lo Proceso de Enfermería con el apoyo de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería y acciones educativas basadas en la Teoría de Modelaje y Modelaje de Papel. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8846 |
ISSN: | 0034-7167 Impresso |
Appears in Collections: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mvcguedes.pdf | 138,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.