Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8846
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aplicabilidade da CIPE® fundamentada na teoria da modelagem e modelagem de papel
Título em inglês: Applicability of ICNP® based on the theory of modeling and role-modeling
Autor(es): Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo
Miranda, Karla Corrêa Lima
Guedes, Maria Vilaní Cavalcante
Monteiro, Ana Ruth Macêdo
Silva, Lúcia de Fátima da
Leite, Ana Cláudia de Souza
Palavras-chave: Educação em Saúde;Processos de Enfermagem
Data do documento: Jun-2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Enfermagem
Citação: COELHO, M. M. F. et al. Aplicabilidade da CIPE® fundamentada na teoria da modelagem e modelagem de papel. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 67, n. 3, p. 438-442, jun. 2014.
Resumo: Objetivou-se analisar a proposta de plano educativo organizado por meio do processo de enfermagem, utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), fundamentada pela Teoria da Modelagem e Modelagem de Papel, a um grupo de mulheres em Maracanaú-CE, Brasil. Trata-se de um estudo de caso realizado em grupo educativo de mulheres. A abordagem qualitativa conduziu a produção dos dados guiados pelo Método Criativo e Sensível. Dois diagnósticos centrais emergiram das necessidades apresentadas pelo grupo: saúde comprometida e conhecimento adequado, assim como formulação de resultados e intervenções de enfermagem. O estudo aponta a possibilidade de aplicação do processo de enfermagem apoiado pela CIPE® e ações educativas baseadas na Teoria da Modelagem e Modelagem de Papel.
Abstract: This study aimed to analyze the proposal of educational plan organized through the Nursing Process, using the International Classification for Nursing Practice (ICNP®), based on the Theory of Modeling and Role Modeling, to one group of women in Maracanaú-CE, Brazil. A case study was carried out in an educational group of women. A qualitative approach conducted the data production guided by the Creative and Sensitive Method. Two main diagnoses emerged from the needs presented by the group: compromised health and adequate knowledge, as well as formulation of results and nursing interventions. This study indicates the possibility of Nursing Process supported by INCP® and educational activities based on the Theory of Modeling and Role Modeling.
Resumen: Objetivó-se analizar la propuesta de plan educativo organizado por el Proceso de Enfermería, utilizando la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería, basada en la Teoría de Modelaje y Modelaje de Papel, a un grupo de mujeres en Maracanaú-CE, Brasil. Un estudio de caso fue realizado en grupo de educación a mujeres. El enfoque cualitativo ha dado lugar a la producción de datos guiados por el Método Creativo y Sensible. Dos diagnósticos centrales emergieron de las necesidades presentadas por el grupo: salud comprometida y conocimiento adecuado, así como formulación de resultados e intervenciones de enfermería. Se indica la posibilidad de aplicación de lo Proceso de Enfermería con el apoyo de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería y acciones educativas basadas en la Teoría de Modelaje y Modelaje de Papel.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8846
ISSN: 0034-7167 Impresso
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mvcguedes.pdf138,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.