Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8728
Tipo: | Dissertação |
Título : | e-TEC Brasil e o Currículo Referência da Educação Profissional Técnica a Distância: uma análise no IFCE |
Título en inglés: | e-TEC Brazil and curriculum reference professional technical distance education: an analysis in IFCE |
Autor : | Paula, Neidimar Lopes Matias de |
Tutor: | Joye, Cassandra Ribeiro |
Palabras clave : | Professional Education;Curriculum;Educação a Distância - Currículos;Ensino profissional - Avaliação - Fortaleza (CE) – Currículos;Ensino técnico - Avaliação - Fortaleza (CE) – Currículos;Educação para o trabalho - Avaliação - Fortaleza (CE) – Currículos;Formação profissional- Avaliação - Fortaleza (CE) – Currículos |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | PAULA, Neidimar Lopes Matias de. e-TEC Brasil e o Currículo Referência da Educação Profissional Técnica a Distância: uma análise no IFCE. 2014. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O Currículo Referência do sistema e-Tec Brasil é um documento que foi elaborado por vários pesquisadores da Educação Profissional do Brasil com o fim de tornar-se referência para a construção de projetos pedagógicos de todos os cursos técnicos da Rede Federal de Ensino. A presente pesquisa tem como propósito maior analisar a influência do Currículo Referência do Sistema e-Tec Brasil sobre o Currículo em Ação do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE – Campus Fortaleza na modalidade a Distância. As investigações giram em torno de dois objetivos específicos: Identificar (des) conexões entre os dois documentos e investigar se o Currículo em Ação do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE – Campus Fortaleza na modalidade a Distância leva em consideração as perspectivas dos alunos. Está centrada na teoria Pós-Crítica do Currículo com base em autores que buscam uma reflexão sobre esse artefato social na perspectiva contemporânea. Apresenta uma revisão de literatura voltada para as três categorias analisadas: Currículo, Educação Profissional e Educação a Distância. O estudo caracteriza-se como Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, fazendo uso das técnicas de observação participante, questionário, análise documental e entrevistas. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e um coordenador. Os resultados apontam que o O Currículo do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade a Distância encontra-se plenamente acordado com o Currículo Referência do Sistema e-Tec Brasil, apresentando as mesmas disciplinas, o mesmo perfil profissional e as mesmas competências. O que difere é a ênfase dada a determinados conteúdos. Em relação ao Currículo em Ação, percebemos alguns descompassos entre o desenvolvimento de algumas disciplinas e a perspectiva dos alunos. Na opinião destes, toda a estruturação do currículo, no que se refere à escolha dessas disciplinas que compõem a matriz, condiz com o perfil profissional desejado por eles. Entretanto, o desdobramento dessas, nem sempre atende às expectativas dos alunos, pois, segundo estes, falta competência pedagógica em alguns profissionais para dar o devido tratamento a determinados conteúdos. Concluímos que o estudo trouxe como contribuição a possibilidade de fomentar a discussão sobre as políticas educacionais brasileiras mais recentes em torno do Sistema e-Tec, além de evidenciar a necessidade de outras pesquisas que possam disseminar e aperfeiçoar as reflexões e conclusões que este estudo permitiu. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8728 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_nlmpaula.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.