Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83798
Type: Dissertação
Title: Avaliação dos impactos da política pública “Busca Ativa Escolar” na garantia de acesso e permanência à educação no município de Fortaleza/CE: violência urbana e evasão escolar.
Authors: Marinho, Aline Falcão
Advisor: Montenegro, David Moreno
Keywords in Brazilian Portuguese : Busca ativa escolar;Avaliação de políticas públicas;Violência urbana;Vulnerabilidade infantil;Desigualdade social
Keywords in English : Active school search;Public policy evaluation;Urban violence;Child vulnerability;Social inequality
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2025
Citation: MARINHO, Aline Falcão. Avaliação dos impactos da política pública “Busca Ativa Escolar” na garantia de acesso e permanência à educação no município de Fortaleza/CE: violência urbana e evasão escolar. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo tem o objetivo de avaliar a Política Pública Busca Ativa Escolar - (BAE) e os impactos da violência urbana no contexto escolar, a atuação das políticas públicas educacionais e o papel da escola como espaço de proteção e resistência social. A pesquisa é fruto da experiência da autora como gestora escolar em Fortaleza, onde presenciou, em 2017, a interrupção da trajetória escolar de uma criança em decorrência da violência de facções criminosas. Esse episódio, somado a desafios como a resistência de algumas famílias em levar seus filhos à escola, a insegurança nas visitas e à naturalização da violência entre crianças e jovens, despertou o interesse em compreender como garantir o direito à educação em contextos de vulnerabilidade. A pergunta que orienta o trabalho é: Como a BAE pode contribuir, e quais os seus desdobramentos, para evitar o pior cenário decorrente da infrequência escolar, que é a evasão? A partir dessa problematização, a pesquisa tem como objetivos: (1) Analisar os impactos da violência urbana em Fortaleza, sobretudo no bairro Mondubim onde está localizada a escola em estudo, caracterizando os contextos de vulnerabilização da infância; (2) Avaliar as consequências da violência e os efeitos diretos que afetam a frequência e permanência da criança na escola e a articulação intersetorial prevista no termo de cooperação interinstitucional. (3) Avaliar a política de Busca Ativa Escolar, com ênfase nos desafios da etapa da visita domiciliar, para a garantia do direito à educação no fortalecimento da frequência escolar para evitar o abandono e a evasão em uma escola municipal de Fortaleza. Visando compreender sua eficiência na garantia do direito à educação. A abordagem avaliativa utilizada na investigação apoia-se nos fundamentos teóricos e metodológicos da Avaliação em Profundidade. Adota-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e avaliativo, estruturada em três etapas metodológicas. A primeira compreende uma revisão bibliográfica sobre violência urbana, desigualdade social e políticas públicas educacionais. A segunda etapa contempla entrevistas semiestruturadas com o núcleo gestor e agentes da BAE atuantes em territórios de vulnerabilidade, com recorte temporal entre 2021 e 2025, buscando captar experiências e estratégias frente à infrequência escolar. Por fim, a terceira etapa consiste na análise dos dados obtidos, articulando-os à teoria por meio de triangulação metodológica e da análise de conteúdo, complementada por observações diretas e análise documental. A pesquisa busca, assim, compreender os limites e potencialidades da BAE, em favorecer a escola como espaço de resistência e proteção social diante da violência urbana.
Abstract: This study aims to evaluate the public policy active school search and the impacts of urban violence within the school context, focusing on the role of educational public policies and the school as a space of protection and social resistance. The research stems from the author’s experience as a school principal in Fortaleza, where, in 2017, she witnessed the interruption of a child’s educational trajectory due to violence caused by criminal factions. This episode, combined with challenges such as some families’ resistance to sending their children to school, the insecurity faced during home visits, and the normalization of violence among children and youth, raised the interest in understanding how to ensure the right to education in contexts of vulnerability. The guiding question of this work is: How can active school search contribute, and what are its outcomes, in preventing the worst-case scenario of school absenteeism, which is dropout? From this problematization, the research objectives are: (1) Analyze the impacts of urban violence in Fortaleza, particularly in the Grande Mondubim neighborhood where the school under study is located, characterizing the contexts of childhood vulnerability; (2) Assess the consequences of violence and the direct effects that affect children's attendance and retention in school, as well as the intersectoral coordination provided for in the interinstitutional cooperation agreement. (3) Evaluate the Active School Search policy, with an emphasis on the challenges of the home visit stage, to guarantee the right to education by strengthening school attendance to prevent abandonment and dropout rates in a municipal school in Fortaleza., aiming to assess its effectiveness in ensuring the right to education. The evaluative approach employed in the investigation is based on the theoretical and methodological framework of In-Depth Evaluation. A qualitative, exploratory, and evaluative methodology was adopted, structured in three stages. The first consists of a literature review on urban violence, social inequality, and educational public policies. The second stage encompasses semi-structured interviews with school management staff and active school search agents working in vulnerable territories, with a temporal scope between 2021 and 2025, aiming to capture experiences and strategies to address school absenteeism. Finally, the third stage involves the analysis of collected data, articulated with theory through methodological triangulation and content analysis, complemented by direct observations and document analysis. The research, therefore, seeks to understand the limits and potentialities of active school search in fostering the school as a space of resistance and social protection in the face of urban violence.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83798
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_afmarinho.pdf5,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.