Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83694
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDavid, Priscila Barros-
dc.contributor.authorPeres, Rebeka Melo-
dc.date.accessioned2025-12-05T16:22:15Z-
dc.date.available2025-12-05T16:22:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPERES, Rebeka Melo. Design de interfaces para a educação a distância: um guia de boas práticas para webaulas no AVA Moodle. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83694-
dc.description.abstractThis study aims to propose guide to good practice for designing web lesson interfaces in the Moodle Virtual Learning Environment, based on an integrative review of scientific literature and the theoretical framework of Nielsen, Mayer, and Norman. Nine studies published between 2017 and 2024 were analyzed and organized into four thematic categories: usability and heuristic evaluation, emotional design, cognitive load and interface design, and interface design in advanced scenarios. The analysis revealed that interface design directly influences the learning experience, playing a key role in ensuring clarity, accessibility, and student engagement in distance education. As the main outcome, the study presents a structured guide with applicable design guidelines for web lessons, aimed at supporting user experience designers and educational technology professionals in creating more effective digital learning experiences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesign de interfaces para a educação a distância: um guia de boas práticas para webaulas no AVA Moodlept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo propor um guia de boas práticas para o design de interfaces de webaulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, a partir de uma Revisão Integrativa da literatura científica e fundamentação teórica em Nielsen, Mayer e Norman. Foram analisados nove estudos publicados entre 2017 e 2024, organizados em quatro categorias temáticas: usabilidade e avaliação heurística, design emocional, carga cognitiva e design de interface, e design de interfaces em cenários avançados. A análise revelou que o design da interface influencia diretamente a experiência de aprendizagem, sendo determinante para a clareza, a acessibilidade e o engajamento dos estudantes na modalidade a distância. Como principal produto, apresenta-se um guia de boas práticas estruturado com diretrizes aplicáveis ao desenvolvimento de webaulas, visando orientar profissionais de design de experiência do usuário e tecnologias educacionais na criação de experiências digitais mais eficazes.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação a distânciapt_BR
dc.subject.ptbrWebaulaspt_BR
dc.subject.ptbrDesign de interfacept_BR
dc.subject.ptbrUsabilidadept_BR
dc.subject.ptbrUXpt_BR
dc.subject.ptbrMoodlept_BR
dc.subject.enDistance educationpt_BR
dc.subject.enWeb lessonspt_BR
dc.subject.enInterface designpt_BR
dc.subject.enUsabilitypt_BR
dc.subject.enUXpt_BR
dc.subject.enMoodlept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3509-1355pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4580502642241951pt_BR
local.date.available2025-12-05-
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_rmperes.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_tcc_rmperes_produto.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.