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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83691| Type: | TCC |
| Title: | Processo de criação de elementos gráficos para uma releitura digital do jogo de tabuleiro clue/cluedo explorando o retrofuturismo |
| Title in English: | Process of creating graphic elements for a digital reinterpretation of the board game Clue/Cluedo exploring retrofuturism. |
| Authors: | Oliveira, Antônio Cléssio Soares |
| Advisor: | Leite Júnior, Antônio José Melo |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Clue;Cluedo;Retrofuturismo;Jogos de tabuleiro;Design |
| Keywords in English : | Clue;Cluedo;Retrofuturism;Boardgames;Design |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | OLIVEIRA, Antonio Cléssio Soares de. Processo de criação de elementos gráficos para uma releitura digital do jogo de tabuleiro Clue/Cluedo explorando o retrofuturismo. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de criação de elementos gráficos para uma versão digital do jogo de tabuleiro Clue/Cluedo para uma proposta de releitura com ambientação retrofuturista. A escolha da estética retrofuturista se deu por sua flexibilidade visual, riqueza narrativa além de seu potencial criativo e conexão simbólica com o contexto histórico proposto para a narrativa. Para atingir os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia dividida em etapas lineares, contemplando pesquisas teóricas, levantamento de referências, definição da narrativa, concepção estética e desenvolvimento visual dos elementos do jogo. Foi realizada uma coleta de informações sobre o jogo original e suas versões físicas e digitais, além de um estudo sobre o retrofuturismo como corrente estética e cultural. A narrativa criada situa-se em um contexto espacial fictício na transição entre as décadas de 1960 e 1970, durante uma missão internacional com cientistas de diferentes nações, onde o assassinato do piloto leva os personagens a uma investigação a bordo de uma nave espacial. Os elementos gráficos foram desenvolvidos com base nos aspectos essenciais da jogabilidade, como cartas, tabuleiro, bloco de anotações, peões, dados e balões de interação, respeitando a coerência visual com a narrativa proposta. Foram feitas escolhas estilísticas baseadas em animações e produções do período, como The Jetsons e Star Trek, buscando equilíbrio entre originalidade, unidade visual e identificação com o estilo retrofuturista. O resultado do projeto foi a criação de um acervo digital com as peças gráficas desenvolvidas. O projeto demonstra como a aplicação de uma estética específica, aliada a uma narrativa coerente, podem ser ferramentas para um remake de um jogo de tabuleiro explorando novos elementos gráficos. |
| Abstract: | This work aims to present the process of creating graphic elements for a digital version of the board game Clue/Cluedo, proposing a retrofuturistic reinterpretation. The choice of the retrofuturistic aesthetic was based on its visual flexibility, narrative richness, creative potential, and symbolic connection with the historical context proposed for the story. To achieve the intended goals, a linear, step-by-step methodology was adopted, encompassing theoretical research, reference gathering, narrative definition, aesthetic conception, and visual development of the game elements. Information was collected about the original game and its physical and digital versions, along with a study of retrofuturism as an aesthetic and cultural movement. The created narrative is set in a fictional space context during the transition between the 1960s and 1970s, amid an international mission involving scientists from different nations, where the pilot's murder leads the characters to investigate aboard a spaceship. The graphic elements were developed based on essential gameplay aspects, such as cards, board, notepad, tokens, dice, and interaction balloons, maintaining visual coherence with the proposed narrative. Stylistic choices were inspired by animations and productions from the period, such as The Jetsons and Star Trek, seeking a balance between originality, visual unity, and alignment with the retrofuturistic style. The project resulted in the creation of a digital collection of the developed graphic pieces. It demonstrates how applying a specific aesthetic, combined with a coherent narrative, can serve as tools for a board game remake, exploring new graphic elements. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83691 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-5061-1489 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2610619567290943 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico |
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