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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83681| Type: | TCC |
| Title: | A influência do Multiverso como estratégia de engajamento e consumo de produtos no Fortnite |
| Title in English: | The influence of the Multiverse as a strategy for engagement and consumption of non-Fortnite products. |
| Authors: | Viana, Eduardo Oliveira |
| Advisor: | Silva, Henrique Barbosa |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Multiverso;Engajamento;Marketing Digital;Consumo |
| Keywords in English : | Multiverse;Engagement;Digital Marketing;Consumption |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | VIANA, Eduardo Oliveira. A influência do multiverso como estratégia de engajamento e consumo de produtos no Fortnite. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho investiga como a integração do conceito de multiverso no jogo Fortnite atua como uma estratégia de engajamento e estímulo ao consumo de produtos digitais. A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, foi conduzida por meio de questionários aplicados a jogadores ativos, buscando compreender comportamentos de consumo, motivações e percepções sobre elementos cosméticos e colaborações transmídia presentes no jogo. Com levantamento de 128 participantes, os resultados evidenciam que a inserção de personagens e universos da cultura pop, aliada à variedade de modos de jogo e atualizações constantes, contribui significativamente para a imersão dos jogadores, reforçando o vínculo com a plataforma e incentivando a aquisição de itens virtuais. O estudo conclui que o Fortnite opera como um ecossistema cultural e comercial, no qual estratégias de marketing digital e consumo hedônico se entrelaçam, promovendo experiências personalizadas e emocionalmente envolventes. |
| Abstract: | This study investigates how the integration of the multiverse concept in the game Fortnite functions as a strategy for engagement and stimulation of digital product consumption. The research, exploratory in nature and with a qualitative approach, was conducted through questionnaires applied to active players, aiming to understand consumption behaviors, motivations, and perceptions regarding cosmetic elements and transmedia collaborations within the game. With a sample of 128 participants, the results show that the inclusion of characters and universes from pop culture, combined with a variety of game modes and constant updates, significantly contributes to player immersion, strengthening the bond with the platform and encouraging the purchase of virtual items. The study concludes that Fortnite operates as a cultural and commercial ecosystem, in which digital marketing strategies and hedonic consumption intertwine, promoting personalized and emotionally engaging experiences. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83681 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9848407021720705 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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