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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83599| Type: | Dissertação |
| Title: | O uso de dobraduras, construções geométricas e geogebra: um processo imersivo com foco no desenvolvimento do pensamento geométrico com base na aprendizagem significativa |
| Title in English: | The use of origami, geometric constructions, and GeoGebra: an immersive process focused on the development of geometric thinking based on meaningful learning |
| Authors: | Silva, Edimilson Flores da |
| Advisor: | Lima, Daniel Cassiano |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Geometria - Estudo e ensino;Metodologias ativas;Teoria da aprendizagem de Ausubel;Teoria de Van Hiele;GeoGebra |
| Keywords in English : | Geometry - Study and teaching;Active methodologies;Ausubel theory of learning;Van Hiele theory;GeoGebra |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | SILVA, Edimilson Flores da. O uso de dobraduras, construções geométricas e GeoGebra: um processo imersivo com foco no desenvolvimento do pensamento geométrico com base na aprendizagem significativa. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo, analisar as contribuições que o docente pode realizar no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos do 8º ano do ensino. Esta pesquisa propõe uma exploração e intervenção pedagógica que foi planejada e aplicada em uma escola pública da rede municipal de Fortaleza - Ceará. O público participante são 15 alunos dos anos finais (8º ano), que apresentam baixo desempenho nas questões de geometria nas avaliações de larga escala e, em especial, nas ADRs (Avaliações Diagnósticas de Rede) de Fortaleza. A fundamentação teórica está amparada nas teorias de Ausubel e van Hiele, onde foram construídas situações didáticas que conectassem essas duas teorias. O formato de aplicação das situações didáticas foi desenvolvido com atividades significativas para grupos de alunos com 3 participantes. O processo de imersão consiste em realizar construções geométricas, usando para isso, elementos da cultura maker (mão na massa) com construção de poliedros de Platão com dobraduras (módulo Sonobe), kit de geometria (régua, esquadros e transferidor) nas construções de figuras planas e no uso do software de geometria dinâmica GeoGebra para representar às construções anteriores. Com metodologia de pesquisa de caráter qualitativo e de tipo exploratória, buscamos elementos que nortearam a aplicação das situações didáticas. Utilizando os trabalhos de D’Ambrosio e Lorenzato, as referências para a interlocução entre professor e alunos, com o uso da observação, do pensar e questionar, o diálogo para entender o que ocorria nos processos e etapas, e assim, fomentar momentos nas atividades que fossem mais significativas. Na análise de dados, encontramos nos estudos de Bardin (2016) os mecanismos que proporcionassem verificar as fichas de observação, de acompanhamento, na observação entre os pares e nas entrevistas realizadas em grupo (grupo focal), obter os resultados que favorecessem o processo imersivo no ensino de geometria e os resultados que ainda necessitam de mais estudo. O produto educacional gerado e testado na pesquisa, consiste em um manual com sessões didáticas, com atividades concretas e de fácil aplicabilidade, com situações didáticas para que o professor possa aplicar esse processo de imersão nos estudos de conteúdos de geometria, com o uso de dobraduras, kit de geometria e o uso do software de geometria dinâmica GeoGebra. |
| Abstract: | This dissertation is the result of research aimed at analyzing the contributions teachers can make to developing geometric thinking in 8th-grade students. This research proposes a pedagogical exploration and intervention that was planned and implemented in a public school in the municipal network of Fortaleza, Ceará. The participants are 15 students in their final years (8th grade) who perform poorly on geometry questions in large-scale assessments, especially in the Fortaleza Diagnostic Network Assessments (ADRs). The theoretical foundation is based on the theories of Ausubel and van Hiele, and teaching situations were constructed that connect these two theories. The teaching situation application format was developed with meaningful activities for groups of three students. The immersion process consists of creating geometric constructions using elements of maker culture (hands-on), such as constructing Platonic polyhedrons with folding (Sonobe module), using a geometry kit (ruler, set squares, and protractor) to construct plane figures, and using the dynamic geometry software GeoGebra to represent the previous constructions. Using a qualitative and exploratory research methodology, we sought elements that guided the application of teaching situations. Using the works of D'Ambrosio and Lorenzato as references for teacher-student interaction, we used observation, thinking, and questioning to foster dialogue to understand what was happening in the processes and stages, thus fostering more meaningful moments in the activities. In the data analysis, we found in Bardin's (2016) studies mechanisms that enabled verification of observation records, monitoring, peer observation, and focus group interviews, obtaining results that favored the immersive process in geometry teaching and those that still require further study. The educational product generated and tested in the research consists of a manual with teaching sessions, concrete and easy-to-apply activities, and teaching situations so that teachers can apply this immersive process to geometry content studies, using origami, a geometry kit, and the dynamic geometry software GeoGebra. |
| Description in Brazilian Portuguese: | Acompanha produto educacional: "O uso de construções geométricas com dobraduras, kit de geometria e GeoGebra: um manual para um processo imersivo com foco no desenvolvimento do pensamento geométrico com base na aprendizagem significativa" |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83599 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4916388140153283 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-8327-5998 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2440306062482234 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_efsilva.pdf | Dissertação | 2,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
| 2025_pe_efsilva.pdf | Produto Educacional | 2,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
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