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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83401| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Distância, escolha escolar e desempenho: uma análise das decisões familiares na rede estadual do Ceará |
| Autor(es): | Ribeiro, Amanda Florêncio de Moura |
| Orientador: | Soares, Ricardo Brito |
| Palavras-chave em português: | escolha escolar;distância;desempenho acadêmico;desigualdades educacionais;rede estadual do Ceará |
| Palavras-chave em inglês: | school choice;distance;academic performance;educational inequality;public education in Ceará |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | RIBEIRO, Amanda Florêncio de Moura. Distância, escolha escolar e desempenho: uma análise das decisões familiares na rede estadual do Ceará. 2025. 37f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Os sistemas de alocação de vagas nas redes públicas estaduais, em geral, priorizam a proximidade entre a residência do estudante e a escola. As famílias, no entanto, podem optar por outras escolas mais distantes, se estas são percebidas como de melhor qualidade educacional ou de melhor adequação às necessidades do aluno e da família. Este estudo investiga os fatores que levam as famílias a optarem por instituições de ensino diferentes das mais próximas de seus domicílios e analisa se essa decisão influencia o desempenho acadêmico dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados cruzados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com informações sobre os endereços residenciais, e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE 2019), referentes ao desempenho em Matemática de estudantes do 3º ano do ensino médio regular da região metropolitana de Fortaleza. Estas informações indicam que cerca de 43% dos alunos não frequentam as escolas públicas estaduais mais próximas. E por meio de um modelo estimado de variáveis instrumentais verificou-se que esta decisão é endógena na equação de desempenho do aluno, embora seu efeito, assim como o da distância em si não mostraram ser significantes. Este resultado também é verificado em outros estudos de caso da literatura de escolha escolar baseada em distância (Jabbar. et al (2022) e Cullen, Jacob e Levitt (2000). |
| Abstract: | Public school seat allocation systems in Brazilian state networks generally prioritize proximity between students' residences and schools. However, families may choose more distant schools if these are perceived as offering better educational quality or better meeting the needs of the student and the family. This study investigates the factors that lead families to opt for schools other than the nearest ones and examines whether this decision affects students' academic performance. To this end, data from the Federal Government's Unified Registry for Social Programs (CadÚnico), which contains information on residential addresses, were cross-referenced with data from the Ceará State Basic Education Assessment System (SPAECE 2019), specifically focusing on Mathematics scores of 12th-grade students in the Fortaleza metropolitan area. The analysis reveals that approximately 43% of students do not attend the nearest state public school. Using an instrumental variables model, the study finds that the school choice decision is endogenous in the student performance equation. However, the effect of this choice—as well as the effect of distance itself—was not statistically significant. These findings are consistent with other case studies in the school choice literature based on distance, such as Jabbar et al. (2022) and Cullen, Jacob, and Levitt (2000). |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83401 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5477908034007312 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2439089390333822 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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