Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83401
Tipo: Dissertação
Título : Distância, escolha escolar e desempenho: uma análise das decisões familiares na rede estadual do Ceará
Autor : Ribeiro, Amanda Florêncio de Moura
Tutor: Soares, Ricardo Brito
Palabras clave en portugués brasileño: escolha escolar;distância;desempenho acadêmico;desigualdades educacionais;rede estadual do Ceará
Palabras clave en inglés: school choice;distance;academic performance;educational inequality;public education in Ceará
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2025
Citación : RIBEIRO, Amanda Florêncio de Moura. Distância, escolha escolar e desempenho: uma análise das decisões familiares na rede estadual do Ceará. 2025. 37f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Os sistemas de alocação de vagas nas redes públicas estaduais, em geral, priorizam a proximidade entre a residência do estudante e a escola. As famílias, no entanto, podem optar por outras escolas mais distantes, se estas são percebidas como de melhor qualidade educacional ou de melhor adequação às necessidades do aluno e da família. Este estudo investiga os fatores que levam as famílias a optarem por instituições de ensino diferentes das mais próximas de seus domicílios e analisa se essa decisão influencia o desempenho acadêmico dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados cruzados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com informações sobre os endereços residenciais, e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE 2019), referentes ao desempenho em Matemática de estudantes do 3º ano do ensino médio regular da região metropolitana de Fortaleza. Estas informações indicam que cerca de 43% dos alunos não frequentam as escolas públicas estaduais mais próximas. E por meio de um modelo estimado de variáveis instrumentais verificou-se que esta decisão é endógena na equação de desempenho do aluno, embora seu efeito, assim como o da distância em si não mostraram ser significantes. Este resultado também é verificado em outros estudos de caso da literatura de escolha escolar baseada em distância (Jabbar. et al (2022) e Cullen, Jacob e Levitt (2000).
Abstract: Public school seat allocation systems in Brazilian state networks generally prioritize proximity between students' residences and schools. However, families may choose more distant schools if these are perceived as offering better educational quality or better meeting the needs of the student and the family. This study investigates the factors that lead families to opt for schools other than the nearest ones and examines whether this decision affects students' academic performance. To this end, data from the Federal Government's Unified Registry for Social Programs (CadÚnico), which contains information on residential addresses, were cross-referenced with data from the Ceará State Basic Education Assessment System (SPAECE 2019), specifically focusing on Mathematics scores of 12th-grade students in the Fortaleza metropolitan area. The analysis reveals that approximately 43% of students do not attend the nearest state public school. Using an instrumental variables model, the study finds that the school choice decision is endogenous in the student performance equation. However, the effect of this choice—as well as the effect of distance itself—was not statistically significant. These findings are consistent with other case studies in the school choice literature based on distance, such as Jabbar et al. (2022) and Cullen, Jacob, and Levitt (2000).
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83401
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5477908034007312
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_afmr-1.pdf374,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.