Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83398| Tipo: | TCC |
| Título : | Os efeitos da pandemia de Covid-19 na formação acadêmica de estudantes do curso de Música - Licenciatura na UFC, Campus Sobral |
| Autor : | Pena, Larisse Ariadna Braga |
| Tutor: | Souza, Fernando Antônio Ferreira de |
| Palabras clave en portugués brasileño: | pandemia; formação; alunos; impactos; educação |
| Palabras clave en inglés: | pandemic; training; students; impacts; education. |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | PENA, Larisse Ariadna Braga. Os efeitos da pandemia de Covid-19 na formação acadêmica de estudantes do curso de Música - Licenciatura na UFC, Campus Sobral. 2025. 57f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Com o advento da pandemia do COVID-19, no ano de 2020 e seus desdobramentos em anos seguintes, emergiram perspectivas diversas acerca da complexidade do aprendizado de música entre alunos da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. Narrativas e depoimentos apontaram para a problemática de dificuldades e insatisfações no aprendizado de música. O ponto de discussão que indutivamente emergiu dos depoimentos considerou uma reflexão da pertinência do ensino remoto e híbrido quando comparados por experiências anteriores com o modelo presencial de ensino. Este estudo partiu de uma abordagem qualitativa das vozes de quatro alunos entrevistados de um total inicial de dez alunos ingressantes em 2019 e 2021. A estratégia de escolha dos sujeitos entrevistados considerou a disponibilidade e colaboratividade de suas vozes. A partir de entrevistas semiestruturadas, este estudo foi desenvolvido por encaminhamentos etnográficos. Os dados colhidos em terreno apontaram que o ensino remoto foi um dos agentes que promoveram o atraso e abandono de discentes. |
| Abstract: | With the advent of the COVID-19 pandemic in 2020 and its consequences in subsequent years, different perspectives emerged regarding the complexity of learning music among students at the Federal University of Ceará, Campus Sobral. Narratives and testimonies pointed to the problems of difficulties and dissatisfaction in learning music. The discussion point that inductively emerged from the statements considered a reflection of the relevance of remote and hybrid teaching when compared by previous experiences with the in-person teaching model. This study started with a qualitative approach to the voices of four students interviewed out of an initial total of ten students entering in 2019 and 2021. The strategy for choosing the interviewed subjects considered the availability and collaboration of their voices. Based on semi-structured interviews, this study was developed using ethnographic guidelines. Data collected on the ground showed that remote teaching was one of the agents that caused student delay and dropout. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83398 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_labpena.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.