Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83376
Tipo: Dissertação
Título : A implantação da Escola de Tempo Integral (ETI) no município de Aquiraz: o caso da Escola João Pires Cardoso
Autor : Andrade, Rebeca Louise dos Santos
Tutor: Domingos, Luís Tomás
Palabras clave en portugués brasileño: Escola de tempo integral (ETI);Avaliação;Políticas públicas
Palabras clave en inglés: Full-time school;Evaluation;Public policies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2025
Citación : ANDRADE, Rebeca Louise dos Santos. A implantação da Escola de Tempo Integral (ETI) no município de Aquiraz: o caso da Escola João Pires Cardoso. 2025. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: As políticas públicas podem ser pensadas como ações sociais coletivas para desenvolver e promover a sociedade contemporânea e globalizada. Deste modo, a política de educação de tempo integral tem crescido de forma significativa nos últimos anos no Brasil. O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023 visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o programa busca o cumprimento da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro (BRASIL, 2023). O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a Política Pública da Educação de Tempo Integral na ETI João Pires Cardoso de Aquiraz-CE e seus impactos na aprendizagem dos discentes. A metodologia mostra de forma concreta a operacionalização do método e esse trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, por meio da investigação em bases de dados que compartilhem a pesquisa acadêmica e científica, sendo disseminadores de conhecimentos, esses periódicos voltados para atender o objeto de estudo dessa investigação contribuem na resolução do seu problema, pois, a colaboração de outros pensadores ajuda a confrontar as teorias e sistematizar as informações contidas no desenvolvimento da leitura e da escrita. Os teóricos utilizados foram: GONÇALVES (2011), SOUZA (2006), CAVALIERE (2007), entre outros. Depreende-se com este estudo que uma escola em tempo integral não quer dizer necessariamente que é uma escola com melhores desempenhos, no entanto ela os persegue, tendo em vista que todos os esforços são nesse sentido e o tempo é explorado para o reforçamento do processo de aquisição do saber. Conclui-se, portanto, que como política pública, o tempo integral causa impactos relevantes no campo social e educacional.
Abstract: Public policies can be thought of as collective social actions to develop and promote contemporary and globalized society. Thus, the full-time education policy has grown significantly in recent years in Brazil. The Full-Time School Program, established by Law No. 14,640 of July 31, 2023, aims to encourage the creation of full-time enrollments in all stages and modalities of basic education, from the perspective of comprehensive education, coordinated by the Secretariat of Basic Education (SEB) of the Ministry of Education, the program seeks to fulfill goal 06 of the National Education Plan 2014-2024, a state policy built by society and approved by the Brazilian parliament (BRASIL, 2023). The present work has the general objective of evaluating the Public Policy of Full-Time Education at ETI João Pires Cardoso de Aquiraz-CE and its impacts on student learning. The methodology shows in a concrete way the operationalization of the method and this work consists of a bibliographic research, through investigation in databases that share academic and scientific research, being disseminators of knowledge, these periodicals aimed at serving the object of study of this investigation contribute to the resolution of its problem, since the collaboration of other thinkers helps to confront the theories and systematize the information contained in the development of reading and writing. The theorists used were: GONÇALVES (2011), SOUZA (2006), CAVALIERE (2007), among others. It is inferred from this study that a full-time school does not necessarily mean that it is a school with better performances, however it pursues them, considering that all efforts are in this direction and time is explored to reinforce the process of knowledge acquisition. It is concluded, therefore, that as a public policy, full-time causes relevant impacts in the social and educational Fields
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83376
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0531812596124627
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3093151839755836
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_rlsandrade.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.