Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83375| Tipo: | Tese |
| Título : | A instabilidade enunciativa em Hilda Hilst |
| Autor : | Vieira Sobrinho, Raquel |
| Tutor: | Leite, Ricardo Lopes |
| Co-asesor: | Lemos, Carolina Lindenberg |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Enunciação;Ponto de vista;Hilda Hilst;Semiótica Discursiva |
| Palabras clave en inglés: | Point of view;Discursive Semiotics |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | VIEIRA SOBRINHO, Raquel. A instabilidade enunciativa em Hilda Hilst. 2025. 124 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Obras literárias como a de Hilda Hilst são construídas a partir da multiplicação e fragmentação das categorias enunciativas, conferindo a elas um efeito de sentido de ponto de vista desorganizado ou transitório. O texto narrativo na obra da autora é marcado por um efeito de desconstrução de uma perspectiva organizada, o que confere ao texto um efeito discursivo de enunciação em ato. A fim de nos debruçar sobre os mecanismos responsáveis por esse efeito, buscamos, como objetivo desta tese, investigar os recursos linguísticos que respondem pelo efeito de instabilidade enunciativa e que estabelecem um simulacro de enunciação fragmentada na obra em prosa de Hilda Hilst, mais especificamente em Rútilo Nada, A obscena Senhora D e Kadosh. Toma como base teórico-analítica a Semiótica Discursiva, a partir dos trabalhos de Bertrand (2003), Fontanille (1989, 2011), Prado (2013), para cercar o conceito de ponto de vista; Greimas (1974), Bertrand (2003), Fiorin (2016), Fontanille e Zilberberg (2001); para o conceito de enunciação; e Bakhtin (2010), Kristeva (2012), Rosenfeld (1996), Greimas (2002) e Inácio (2018), para discutir a constituição do objeto literário. Verifica-se que, por meio de um jogo enunciativo, o arranjo das categorias de pessoa, tempo e espaço resulta em um efeito discursivo de enunciação em ato. Tal efeito é alcançado por meio do uso de períodos desordenados, quebras de isotopia, construções figurativas complexas e pela imprecisão das categorias enunciativas de forma a gerar um simulacro de pensamento caótico e desordenado. Esse efeito de sentido de fragmentação enunciativa é regulado pelo estabelecimento de um acordo entre enunciador e enunciatário em que há uma presunção de ininteligibilidade a fim de favorecer a fruição a partir de uma estética sensível em oposição à inteligibilidade. |
| Abstract: | Literary works like Hilda Hilst's are constructed through the multiplication and fragmentation of enunciative categories, giving them the effect of a nonexistent, disorganized, or transitory point of view. The narrative text in the author's work is marked by the deconstruction of an organized perspective, which gives the text a discursive effect of actual enunciation. To delve into the mechanisms responsible for this effect, this thesis aims to investigate the linguistic resources that account for the effect of enunciative instability and establish a simulacrum of the fragmented enunciation in Hilda Hilst's prose, more specifically in Rútilo Nada, A obscena Senhora D, and Kadosh. This research takes as its theoretical-analytical basis the Discursive Semiotics. To surround the concept of point of view, we use concepts based on the works of Bertrand (2003), Fontanille (1989, 2011) and Prado (2013). For the concept of enunciation, Greimas (1974), Bertrand (2003), Fiorin (1996), Fontanille and Zilberberg (2001). Also Bakhtin (2010), Kristeva (2012), Rosenfeld (1996), Greimas (2002) and Inácio (2018), to discuss the constitution of the literary object. We believe that the enunciative structure, in which the arrangement of the categories of person, time and space results in a discursive effect of enunciation in act. This effect is achieved through the use of disordered phrases, complex figurative constructions, and the imprecision of enunciative categories, generating a simulacrum of chaotic and disordered thought. This effect of enunciative fragmentation is regulated by the establishment of an agreement between enunciator and enunciatee in which there is a presumption of unintelligibility in order to favor sensitive aesthetics as opposed to intelligibility. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83375 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0001-8906-0162 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0922968826757344 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0003-0231-5308 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3883042248145149 |
| ORCID del co-asesor: | http://orcid.org/0000-0003-0114-2548 |
| Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/3531642132627234 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tese_rvsobrinho.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.