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Tipo: TCC
Título : Residente Evil 4, original e remake: uma proposta de análise comparativa com foco em game design
Título en inglés: Resident Evil 4, original and remake: a proposal for comparative analysis with a focus on game design
Autor : Lima, Maria Gabriela Lima de
Tutor: Leite Júnior, Antônio José Melo
Palabras clave en portugués brasileño: Resident Evil 4;Design de jogos;Remake;Jogos;Survival horror
Palabras clave en inglés: Resident Evil 4;Game design;Remake;Games;Survival horror
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : OLIVEIRA, Maria Gabriela Lima de. Resident Evil 4, original e remake: uma proposta de análise comparativa com foco em game design. 2025. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho analisa as mudanças no game design de Resident Evil 4 Remake (2023) em comparação com o jogo original de 2005, investigando as particularidades e diferenças entre os dois. O estudo tem como objetivo compreender as adaptações realizadas na nova versão e como elas contribuíram para aprimorar a jogabilidade sem comprometer a identidade do jogo original. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a Análise Formal de Gameplay de Lakiski e Björk (2015), Heurísticas de Usabilidade por Jakob Nielsen (1994) e Heurísticas de Jogos por Korhonen, Koivisto e Saarenpaa (2009) e as Lentes de Jesse Schell (2008) para examinar os presentes objetos de estudo. Os principais resultados indicam que as mudanças implementadas na nova versão tornaram a experiência do jogador mais fluida e equilibrada. Além disso, o estudo discute o papel dos remakes na indústria de jogos, destacando sua relevância para preservação dos jogos clássicos na adaptação para as novas audiências. Conclui-se que Resident Evil 4 Remake moderniza seu antecessor ao incorporar no seu escopo avanços tecnológicos sem descaracterizar a essência do jogo original, servindo como referência para futuros remakes na indústria. Assim, este estudo contribui para a área de game design, oferecendo uma base analítica para auxiliar desenvolvedores na recriação de jogos clássicos.
Abstract: This paper analyzes the game design changes of Resident Evil 4 Remake (2023) compared to the original 2005 game, investigating the particularities and differences between the two. The study aims to understand the adaptations made to the new version and how they were developed to improve gameplay without compromising the identity of the original game. The research adopts a qualitative and exploratory approach, using Lakiski and Björk's Formal Gameplay Analysis (2015), Jakob Nielsen's Usability Heuristics (1994), and Korhonen, Koivisto, and Saarenpaa's Game Heuristics (2009), and Jesse Schell's Lens (2008) to examine the objects of study. The main results indicate that the innovative changes in the new version have brought a more fluid and balanced player experience. Furthermore, the study discusses the role of remakes in the gaming industry, highlighting their relevance for preserving classic games while adapting them for new audiences. The conclusion is that Resident Evil 4 Remake modernizes its predecessor by incorporating technological advances without detracting from the original game's essence, serving as a benchmark for future remakes in the industry. Thus, this study contributes to the field of game design, offering an analytical framework to assist developers in recreating classic games.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83125
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2610619567290943
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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