Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83028| Tipo: | TCC |
| Título : | Uso de analogias sustentáveis para revisão de conceitos de ligações químicas |
| Título en inglés: | Use of sustainable analogies to review chemical bonds concepts |
| Autor : | Freitas, Aline Maria da SIlva |
| Tutor: | Nunes, Fátima Miranda |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Aprendizagem significativa;Educação ambiental;Ensino de química;Interdisciplinaridade;metodologias ativas |
| Palabras clave en inglés: | Meaningful learning;Environmental education;Chemistry teaching;Interdisciplinarity;Active methodologies |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | FREITAS, Aline Maria da SIlva. Uso de analogias sustentáveis para revisão de conceitos de ligações químicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade e a eficácia do uso de analogias, contextualizadas com a sustentabilidade, como estratégia didática na revisão dos conceitos de ligações químicas no ensino médio. A metodologia adotada foi de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários diagnósticos e avaliativos, além de atividade prática de construção de analogias pelos próprios alunos. Participaram da pesquisa 38 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, localizada no município de Eusébio, no Ceará. Os dados diagnósticos revelaram que, embora todos os alunos tivessem, ao menos, familiaridade básica com o conteúdo, 53% demonstrava insegurança conceitual e dificuldade de compreensão sobre ligações químicas, e 58% nunca haviam refletido sobre sua relação com a sustentabilidade. Após a intervenção pedagógica, os dados avaliativos mostraram que 89,5% dos alunos afirmaram ter compreendido melhor os conceitos, destacando a clareza conceitual promovida pelas analogias e o aumento da motivação e do interesse pelas aulas. Observou-se também que a integração com a temática da sustentabilidade favoreceu a contextualização do conteúdo e ampliou a percepção dos alunos sobre a relevância da Química na vida cotidiana. Conclui-se que o uso de analogias sustentáveis, quando associado à mediação docente e à avaliação formativa, constitui uma ferramenta potente para promover aprendizagem significativa e conscientização socioambiental, devendo ser considerado como uma estratégia complementar ao ensino de Química. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the applicability and effectiveness of using analogies, contextualized with sustainability, as a teaching strategy for reviewing chemical bonding concepts in high school. The methodology adopted was a mixed approach, both qualitative and quantitative, involving the application of diagnostic and evaluative questionnaires, as well as a practical activity in which students constructed their own analogies. The research involved 38 second-year high school students from the Eusébio de Queiroz State School of Professional Education, located in the municipality of Eusébio, in the state of Ceará, Brazil. Diagnostic data revealed that, although all students had at least basic familiarity with the topic, 53% demonstrated conceptual insecurity and difficulty understanding chemical bonding, and 58% had never reflected on its relationship with sustainability. After the pedagogical intervention, evaluative data showed that 89.5% of the students reported improved understanding of the concepts, highlighting the conceptual clarity promoted by the analogies and the increased motivation and interest in the lessons. It was also observed that integrating the theme of sustainability favored the contextualization of the content and expanded students perception of the relevance of Chemistry in everyday life. It is concluded that the use of sustainable analogies, when combined with teacher mediation and formative assessment, constitutes a powerful tool for promoting meaningful learning and socio-environmental awareness, and should be considered a complementary strategy to Chemistry teaching |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83028 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3607107736836892 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8529079648644309 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Autorizacao_termo_reporitorio_Aline-Freitas_Ass (2).pdf | autorização para o Repositorio da UFC | 318,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_tcc_amdasfreitas.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.