Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Fátima Miranda-
dc.contributor.authorFreitas, Aline Maria da SIlva-
dc.date.accessioned2025-10-13T19:40:53Z-
dc.date.available2025-10-13T19:40:53Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFREITAS, Aline Maria da SIlva. Uso de analogias sustentáveis para revisão de conceitos de ligações químicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83028-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the applicability and effectiveness of using analogies, contextualized with sustainability, as a teaching strategy for reviewing chemical bonding concepts in high school. The methodology adopted was a mixed approach, both qualitative and quantitative, involving the application of diagnostic and evaluative questionnaires, as well as a practical activity in which students constructed their own analogies. The research involved 38 second-year high school students from the Eusébio de Queiroz State School of Professional Education, located in the municipality of Eusébio, in the state of Ceará, Brazil. Diagnostic data revealed that, although all students had at least basic familiarity with the topic, 53% demonstrated conceptual insecurity and difficulty understanding chemical bonding, and 58% had never reflected on its relationship with sustainability. After the pedagogical intervention, evaluative data showed that 89.5% of the students reported improved understanding of the concepts, highlighting the conceptual clarity promoted by the analogies and the increased motivation and interest in the lessons. It was also observed that integrating the theme of sustainability favored the contextualization of the content and expanded students perception of the relevance of Chemistry in everyday life. It is concluded that the use of sustainable analogies, when combined with teacher mediation and formative assessment, constitutes a powerful tool for promoting meaningful learning and socio-environmental awareness, and should be considered a complementary strategy to Chemistry teachingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso de analogias sustentáveis para revisão de conceitos de ligações químicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade e a eficácia do uso de analogias, contextualizadas com a sustentabilidade, como estratégia didática na revisão dos conceitos de ligações químicas no ensino médio. A metodologia adotada foi de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários diagnósticos e avaliativos, além de atividade prática de construção de analogias pelos próprios alunos. Participaram da pesquisa 38 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, localizada no município de Eusébio, no Ceará. Os dados diagnósticos revelaram que, embora todos os alunos tivessem, ao menos, familiaridade básica com o conteúdo, 53% demonstrava insegurança conceitual e dificuldade de compreensão sobre ligações químicas, e 58% nunca haviam refletido sobre sua relação com a sustentabilidade. Após a intervenção pedagógica, os dados avaliativos mostraram que 89,5% dos alunos afirmaram ter compreendido melhor os conceitos, destacando a clareza conceitual promovida pelas analogias e o aumento da motivação e do interesse pelas aulas. Observou-se também que a integração com a temática da sustentabilidade favoreceu a contextualização do conteúdo e ampliou a percepção dos alunos sobre a relevância da Química na vida cotidiana. Conclui-se que o uso de analogias sustentáveis, quando associado à mediação docente e à avaliação formativa, constitui uma ferramenta potente para promover aprendizagem significativa e conscientização socioambiental, devendo ser considerado como uma estratégia complementar ao ensino de Química.pt_BR
dc.title.enUse of sustainable analogies to review chemical bonds conceptspt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.ptbrEducação ambientalpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de químicapt_BR
dc.subject.ptbrInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.ptbrmetodologias ativaspt_BR
dc.subject.enMeaningful learningpt_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.enChemistry teachingpt_BR
dc.subject.enInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.enActive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3607107736836892pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8529079648644309pt_BR
local.date.available2025-10-13-
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autorizacao_termo_reporitorio_Aline-Freitas_Ass (2).pdfautorização para o Repositorio da UFC318,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_tcc_amdasfreitas.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.