Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82946| Type: | Dissertação |
| Title: | Atividade criadora infantil: cria(e)ação em experiências estéticas artísticas em uma escola pública de Fortaleza/CE |
| Authors: | Soares, Marina Leite |
| Advisor: | Figueiredo, João Batista de Albuquerque |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Atividade criadora infantil;Dialogicidade;Ssignificado |
| Keywords in English : | Children’s creative activity;Dialogicity;Meaning |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | SOARES, Marina Leite. Atividade criadora infantil: cria(e)ação em experiências estéticas artísticas em uma escola pública de Fortaleza/CE. 2025. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa, intitulada “Atividade criadora infantil: cria(e)ação em experiências estéticas artísticas em uma escola pública de Fortaleza/CE”, é resultado de reflexões acerca das corporeidades infantis na contemporaneidade que são deslocadas do centro dos processos educacionais através da valorização apenas do aspecto cognitivo da aprendizagem. A experiência estética dentro do campo das Artes emerge, nesse sentido, como um possível caminho para o estímulo à atividade criadora infantil, trazendo essas corporeidades para o cerne dos processos de aprendizagem com autoria e protagonismo. Temos como objetivo geral: analisar a relação entre as experiências estéticas artísticas realizadas a partir de uma perspectiva dialógica freireana e os processos criativos das corporeidades contemporâneas de crianças do Inf V de uma escola pública de Fortaleza/CE; como específicos temos: identificar como essas crianças compreendem seus processos de criação artísticos a partir das experiências oferecidas no âmbito escolar; refletir sobre a relação entre o princípio da dialogicidade freireano e os processos criativos artísticos das corporeidades infantis contemporâneas destas crianças; e investigar quais os significados elas conferem aos processos criativos produzidos a partir de experiências estéticas artísticas. A pesquisa utilizou-se de uma metodologia qualitativa e participativa, realizando-se por meio de um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza/CE, na qual, partir de uma observação participante sensível e de uma postura fenomenológica perantes as experiências vivenciadas, a pesquisadora acompanhou os processos criativos das crianças e a criação de suas significações para o processo, percebendo os elementos da atividade criadora em suas corporeidades a partir de intensos movimentos dialógicos com a Arte-Educadora. Para embasar este projeto, foram utilizados principalmente os seguintes referenciais teóricos: Freire (1970), Vea Vecchi (2019), Lella Gandini (2019), Charles Schwall (2019), Souza (2001), Rinaldi (2021), Duarte Júnior (2001), Vigotski (2018), Barbosa (1998), Barbier (2007), Dittrich; Leopardi (2015) entre outros. Concluímos que a realização de experiências estéticas artísticas, mediada por uma relação dialógica freireana, tem o condão de potencializar a atividade criadora infantil, a partir da integração das dimensões humanas no processo de aprendizagem, de um espaço que garanta a expressividade com liberdade e sensibilidade e da possibilidade de que as ideias e significados sejam construídos em relação com os contextos vividos, ganhando significado para a existência dos indivíduos, os quais se reconhecem como sujeitos atuantes sobre esta realidade, sendo, portanto, também responsáveis pela sua transformação. |
| Abstract: | This research, titled “Children’s creative activity: creation and action in artistic-aesthetic experiences in a public school in Fortaleza-CE”, arises from reflections on contemporary childhood corporealities displaced from the core of educational processes due to the exclusive valorization of cognitive learning. Artistic-aesthetic experiences in the Arts field emerge, in this sense, as a potential path to stimulate children’s creative activity, bringing these corporealities to the heart of learning processes through authorship and agency. The general objective is to analyze the relationship between artistic-aesthetic experiences conducted from a Freirean dialogical perspective and the creative processes of contemporary childhood corporealities among Inf V children at a public school in Fortaleza-CE. Specific objectives include: identifying how these children understand their artistic creation processes based on school experiences; reflecting on the relationship between Freire’s dialogical principle and these children’s contemporary artistic creative processes; and understanding the meanings they assign to creative processes stemming from artistic-aesthetic experiences. The research employed a qualitative and participatory methodology, combining a literature review and field research at a municipal public school in Fortaleza-CE. Through sensitive participant observation and a phenomenological stance toward lived experiences, the researcher documented the children’s creative processes and their interpretations, identifying elements of creative activity in their corporealities via intensive dialogical exchanges with the art educator. Key theoretical references include Freire (1970), Vea Vecchi (2019), Lella Gandini (2019), Charles Schwall (2019), Souza (2001), Rinaldi (2021), Duarte Júnior (2001), Vygotsky (2018), Barbosa (1998), Barbier (2007), and Dittrich & Leopardi (2015). We conclude that artistic-aesthetic experiences mediated by Freirean dialogue enhance children’s creative activity by integrating human dimensions into learning, ensuring expressive freedom and sensitivity, and enabling the construction of contextually meaningful ideas. Children thus recognize themselves as active agents of reality, becoming responsible for its transformation. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82946 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2128567071078370 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_mlsoares.pdf | 50,18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.