Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82682| Tipo: | Dissertação |
| Título : | A contextualização do experimento de baixo custo no ensino da física: possibilidades de criar um ambiente para mudança conceitual em sala de aula |
| Autor : | Cardoso, Henrique Bezerra |
| Tutor: | Mendes Filho, Josué |
| Co-asesor: | Vidal, Eloísa Maia |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de física;Didática experimental;Experimento |
| Palabras clave en inglés: | Physics teaching;Experimental didactics;Experiment |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
| Fecha de publicación : | 2003 |
| Citación : | CARDOSO, Henrique Bezerra. A contextualização do experimento de baixo custo no ensino da física: possibilidades de criar um ambiente para mudança conceitual em sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003. |
| Resumen en portugués brasileño: | Ambientes favoráveis onde o aluno possa desenvolver práticas experimentais satisfatórias para uma melhor compreensão dos fenômenos (como um bom laboratório) não se encontram disponíveis na grande maioria das escolas. O uso do experimento de baixo custo no ensino de física apresenta-se, então, como uma excelente opção para estudos exploratórios, encontrando-se ainda longe de ser esgotado. Baseado no modelo de mudança conceituai (MMC) propomos a aplicação de uma metodologia na qual o experimento de baixo custo seja um fator motivante para a aprendizagem. Exploramos, baseado neste modelo, o tópico "movimento de queda livre dos corpos". Nosso estudo mostrou que a metodologia adotada contribuiu de forma positiva para a aprendizagem possibilitando a ampliação conceituai dos alunos. Entretanto, a ocorrência de uma mudança conceituai num sentido mais amplo, não foi possível de ser verificada no presente trabalho. |
| Abstract: | Positive environments, where the student may develop appropriate experiments in arder to get better understanding of the physical phenomena Qike a good laboratory) are not easily available at the good majority of the schools. Using low cost experiments for teaching physics tum out to be, therefore, an excellent option for exploratory studies. Based on the conceptual change model, we suggest the application of a new methodology in which the low cost experiments become a motivation for learning. In this work one explore, based on this methodology, the topics "movement" and "free fali". Our case study showed that the adopted methodology contributed in a positive way to the learning process, making it possible a conceptual improvement of the students. However, it was not possible to verify the occurrence of conceptual change in a broader sense in the present work. |
| Descripción en portugués brasileño : | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82682 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7593131640577783 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1526059419518620 |
| Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/4257594561432768 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DFI - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2003_dis_hbcardoso.pdf | 18,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.