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Type: TCC
Title: Avaliação dos impactos do curso de formação profissional em cozinha básica, promovido pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Authors: Carvalho, Maria da Conceição Sousa
Advisor: Costa, Eveline de Alencar
Keywords in Brazilian Portuguese : Gastronomia social;Inclusão;Desenvolvimento social
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Issue Date: 2022
Citation: CARVALHO, Maria da Conceição Sousa. Avaliação dos impactos do curso de formação profissional em cozinha básica, promovido pela escola de gastronomia social Ivens Dias Branco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi elaborado em formato de artigo científico a fim de ser publicado em periódico acadêmico e teve por objetivo analisar os impactos causados pelo curso de “Formação Profissional em Cozinha Básica”, promovido pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Governo do Estado do Ceará. Como objetivos específicos procurou-se apresentar de qual forma o curso impacta a vida dos usuários; realizar uma avaliação sobre a importância da escola para a vida dos alunos contemplados pelo curso; identificar se a capacitação promove desenvolvimento econômico para os participantes, entendendo se eles foram inseridos no mercado de trabalho ou no empreendedorismo da área gastronômica. Foi uma pesquisa realizada na cidade de Fortaleza – CE, com abordagem de estudo de caso, de característica qualiquantitativa, exploratória e descritiva, executada por meio de entrevistas com os participantes do referido curso profissionalizante. Aceitaram participar da pesquisa 13 ex-alunos. Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevistas e aplicações de questionários via Google Forms, por meio do método bola de neve, onde um indicava o outro. Os resultados foram estudados por meio de análise de conteúdo. Foi possível verificar que a maioria dos participantes deste estudo eram mulheres, mães de um a três filhos, solteiras, com idade entre 25 e 35 anos, pardas, com ensino médio completo, desempregadas, dividindo moradia com 1 a 4 pessoas e renda familiar de até 1 salário. Sobre a ocupação, verificou-se que a maioria (76,9 %) dos participantes estava trabalhando na área no momento da realização da pesquisa; este mesmo percentual encontrava-se desempregado durante o curso. De uma maneira geral, muitos entrevistados lembravam dos seguintes momentos durante o curso: vivência social dentro da cozinha, aspectos pedagógicos, como disciplina, atividades práticas, conteúdos ministrados, incluindo as técnicas, o conhecimento sobre cultura, o ato de cozinhar e até mesmo a figura do professor. Também afirmaram lembrar do que aprenderam, principalmente sobre boas práticas de manipulação, preparo de pratos regionais, de molhos e massas frescas, além de técnicas de cozinha, como cortes, desossa de aves, ervas, aromáticos e métodos de cocção. A maioria dos entrevistados (84,6 %) ficou totalmente satisfeita com os professores e 15,4% mencionaram satisfação regular. A didática do professor também foi analisada como ótima por 84,6% dos ex-alunos e 7,7% como bom e regular, respectivamente. Diante disso, é possível concluir que a Gastronomia Social é um importante agente de combate às desigualdades sociais, ao desemprego e que favorece para a inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho ou para o empreendedorismo.
Abstract: This Course Completion Work was prepared in the form of a scientific article to be published in an academic journal. The objective was to analyze the impacts caused by the course “Professional Training in Basic Cooking”, promoted by the School of Social Gastronomy Ivens Dias Branco, of the Government of the State of Ceará. As specific objectives, we sought to present how the course impacts the lives of users; carry out an assessment of the importance of the school for the lives of students covered by the course; identify whether the training promotes economic development for the participants, understanding whether they were inserted into the job market or into entrepreneurship in the gastronomic area. It was research carried out in the city of Fortaleza - CE, with a case study approach, with qualitative, quantitative, exploratory and descriptive characteristics, carried out through interviews with the participants of the aforementioned professionalizing course. Thirteen former students agreed to participate in the survey. For data collection, interviews and questionnaires were applied via Google Forms, through the snowball method, where one indicated the other. The results were studied through content analysis. It was possible to verify that the majority of the participants in this study were women, mothers of one to three children, single, aged between 25 and 35 years old, brown, with complete secondary education, unemployed, sharing housing with 1 to 4 people and family income of up to 1 salary. Regarding occupation, it was verified that the majority (76.9%) of the participants were working at the time of the research; this same percentage was unemployed during the course. In general, many interviewees remembered the following moments during the course: social experience in the kitchen, pedagogical aspects, such as discipline, practical activities, contents taught, including techniques, knowledge about culture, the act of cooking and even the teacher figure. They also claimed to remember what they learned, mainly about good handling practices, preparation of regional dishes, sauces and fresh pasta, as well as cooking techniques, such as cuts, poultry deboning, herbs, aromatics and cooking methods. Most respondents (84.6%) were completely satisfied with the teachers and 15.4% mentioned regular satisfaction. The teacher's didactics was also analyzed as excellent by 84.6% of former students and 7.7% as good and fair, respectively. In view of this, it is possible to conclude that Social Gastronomy is an important agent in the fight against social inequalities, unemployment and that it favors the inclusion of young people and adults in the labor market for entrepreneurship.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82644
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8096214145275541
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GASTRONOMIA - Monografias

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