Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82462
Tipo: TCC
Título : Como a sistemática filogenética tem sido abordada nos livros didáticos do ensino médio: um estado do conhecimento (2010-2024)
Título en inglés: How phylogenetic systematics has been addressed in high school textbooks: a state of knowledge (2010-2024)
Autor : Caetano, Thiago Luiz Fiuza
Tutor: Cascon, Paulo
Palabras clave en portugués brasileño: Filogenia;Ensino de Biologia;Educação Básica
Palabras clave en inglés: Phylogeny;Biology Teaching;Basic Education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fecha de publicación : 2025
Citación : CAETANO, Thiago Luiz Fiuza. Como a sistemática filogenética tem sido abordada nos livros didáticos do ensino médio: um estado do conhecimento (2010-2024). – 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho consistiu em uma Revisão da Literatura do tipo Estado do Conhecimento, com o objetivo de investigar como a sistemática filogenética tem sido abordada nos livros didáticos do ensino médio. Para tanto, foi realizado um levantamento nas bases de dados Scopus, SciELO e Google Acadêmico, utilizando os descritores "Sistemática Filogenética", "Livros Didáticos" e "Ensino Médio". A busca foi focada em artigos científicos que analisaram livros didáticos do ensino médio, especificamente no que diz respeito à abordagem da sistemática filogenética. Ao todo, nove artigos atenderam aos critérios estabelecidos para a pesquisa. Os resultados apontam que, embora haja uma melhora timida na forma como a sistemática filogenética é tratada ao longo dos anos, os livros didáticos ainda apresentam alguns problemas. Entre os principais, destacam-se: a transmissão incorreta de conceitos, o uso inadequado de recursos visuais descontextualizados, a escassez de atividades propostas e a forma simplificada e inadequada com que os aspectos históricos são tratados.
Abstract: This work consisted of a Literature Review of the State of Knowledge type, aimed at investigating how phylogenetic systematics has been addressed in high school textbooks. To this end, a survey was conducted using the Scopus, SciELO, and Google Scholar databases, employing the descriptors "Phylogenetic Systematics," "Textbooks," and "High School." The search focused on scientific articles that analyzed high school textbooks, specifically regarding their approach to phylogenetic systematics. A total of nine articles met the criteria established for the research. The results indicate that, although there has been a gradual and slow improvement in how phylogenetic systematics is treated over the years, textbooks still present several issues. The main problems identified include: the incorrect transmission of concepts, the inappropriate use of decontextualized visual resources, the lack of proposed activities, and the simplified and inadequate way in which historical aspects are addressed.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82462
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0009-4210-8339
Lattes del autor: https://lattes.cnpq.br/5581991767465773
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5419154106090928
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_tlfcaetano.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.