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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCascon, Paulo-
dc.contributor.authorCaetano, Thiago Luiz Fiuza-
dc.date.accessioned2025-09-10T16:31:45Z-
dc.date.available2025-09-10T16:31:45Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCAETANO, Thiago Luiz Fiuza. Como a sistemática filogenética tem sido abordada nos livros didáticos do ensino médio: um estado do conhecimento (2010-2024). – 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82462-
dc.description.abstractThis work consisted of a Literature Review of the State of Knowledge type, aimed at investigating how phylogenetic systematics has been addressed in high school textbooks. To this end, a survey was conducted using the Scopus, SciELO, and Google Scholar databases, employing the descriptors "Phylogenetic Systematics," "Textbooks," and "High School." The search focused on scientific articles that analyzed high school textbooks, specifically regarding their approach to phylogenetic systematics. A total of nine articles met the criteria established for the research. The results indicate that, although there has been a gradual and slow improvement in how phylogenetic systematics is treated over the years, textbooks still present several issues. The main problems identified include: the incorrect transmission of concepts, the inappropriate use of decontextualized visual resources, the lack of proposed activities, and the simplified and inadequate way in which historical aspects are addressed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComo a sistemática filogenética tem sido abordada nos livros didáticos do ensino médio: um estado do conhecimento (2010-2024)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho consistiu em uma Revisão da Literatura do tipo Estado do Conhecimento, com o objetivo de investigar como a sistemática filogenética tem sido abordada nos livros didáticos do ensino médio. Para tanto, foi realizado um levantamento nas bases de dados Scopus, SciELO e Google Acadêmico, utilizando os descritores "Sistemática Filogenética", "Livros Didáticos" e "Ensino Médio". A busca foi focada em artigos científicos que analisaram livros didáticos do ensino médio, especificamente no que diz respeito à abordagem da sistemática filogenética. Ao todo, nove artigos atenderam aos critérios estabelecidos para a pesquisa. Os resultados apontam que, embora haja uma melhora timida na forma como a sistemática filogenética é tratada ao longo dos anos, os livros didáticos ainda apresentam alguns problemas. Entre os principais, destacam-se: a transmissão incorreta de conceitos, o uso inadequado de recursos visuais descontextualizados, a escassez de atividades propostas e a forma simplificada e inadequada com que os aspectos históricos são tratados.pt_BR
dc.title.enHow phylogenetic systematics has been addressed in high school textbooks: a state of knowledge (2010-2024)pt_BR
dc.subject.ptbrFilogeniapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.ptbrEducação Básicapt_BR
dc.subject.enPhylogenypt_BR
dc.subject.enBiology Teachingpt_BR
dc.subject.enBasic Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-4210-8339pt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/5581991767465773pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5419154106090928pt_BR
local.date.available2025-09-10-
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