Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82290| Tipo: | TCC |
| Título : | Expressões artísticas como ferramenta pedagógica para o ensino da vegetação do semiárido |
| Título en inglés: | Artistic expressions as a pedagogical tool for teaching about semi-arid vegetation |
| Autor : | Medeiros, Iasmim da Silva |
| Tutor: | Mota, Erika Freitas |
| Co-asesor: | Silva, Carlos Henrique Soares da |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Educação ambiental;Arte e Ciência;Caatinga;Sequência didática |
| Palabras clave en inglés: | Environmental education;Art and science;Caatinga;Didactic sequence |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | MEDEIROS, Iasmim da Silva. Expressões artísticas como ferramenta pedagógica para o ensino da vegetação do semiárido. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A Botânica, enquanto área da Biologia, tem sido frequentemente negligenciada pelos discentes no contexto escolar, fenômeno conhecido como “Impercepção Botânica”, o que compromete o reconhecimento, a valorização e o cuidado com as espécies vegetais. Esse desinteresse é ainda mais acentuado em regiões semiáridas como a Caatinga, bioma que, apesar de sua expressiva resiliência frente ao clima severo, sofre processos intensos de degradação ambiental, principalmente em decorrência de ações antrópicas. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência didática (SD), elaborada com base em expressões artístico-culturais, poderia contribuir para a construção de conhecimentos sobre a vegetação da Caatinga, suas adaptações morfoanatômicas e seus significados socioculturais. O estudo foi realizado com 25 alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Fortaleza (CE) , cujos estudantes apresentam limitado acesso a espaços de ciência e cultura e demonstram baixo interesse por conteúdos relacionados à Botânica. O número de participantes (n = 25) foi definido com base em critérios de acessibilidade e viabilidade, considerando a turma disponível na escola pública selecionada para o estudo. A proposta pedagógica foi composta por seis etapas integradas. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados aplicados antes e após a intervenção didática. A análise dos dados foi fundamentada na técnica de análise de conteúdo de Bardin, com apoio de tabelas, frequências e percentuais. Os resultados apontaram avanços e demonstraram ter potencial pedagógico para o aprimoramento da compreensão dos estudantes quanto à importância ecológica e sociocultural da vegetação da Caatinga. As produções artísticas e os comentários avaliativos demonstraram um aprimoramento significativo do conhecimento, evidenciando o potencial da abordagem interdisciplinar e do uso da arte como mediadores no Ensino de Botânica. |
| Abstract: | Botany, as a branch of Biology, has often been neglected by students in the school context—a phenomenon known as “Plant Blindness”—which compromises the recognition, appreciation, and care for plant species. This disinterest is even more pronounced in semi-arid regions such as the Caatinga, a biome that, despite its remarkable resilience to harsh climate conditions, undergoes intense environmental degradation, mainly as a result of anthropogenic actions. In light of this scenario, this research aimed to analyze how a didactic sequence (DS), developed based on artistic and cultural expressions, could contribute to the construction of knowledge about the Caatinga vegetation, its morpho-anatomical adaptations, and its sociocultural meanings. The study was carried out with 25 first-year high school students from a public school located on the outskirts of Fortaleza (CE), whose students have limited access to spaces of science and culture and demonstrate low interest in content related to Botany. The number of participants (n = 25) was defined based on criteria of accessibility and feasibility, considering the available class at the selected public school. The pedagogical proposal consisted of six integrated stages. Data collection was carried out through semi-structured questionnaires applied before and after the didactic intervention. Data analysis was based on Bardin’s content analysis technique, supported by tables, frequencies, and percentages. The results showed progress and indicated pedagogical potential for improving students’ understanding of the ecological and sociocultural importance of Caatinga vegetation. The artistic productions and evaluative comments revealed a significant enhancement of knowledge, highlighting the potential of an interdisciplinary approach and the use of art as mediators in Botany teaching. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82290 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4285264115861261 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 |
| Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/8223415050091918 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_ismedeiros.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.