Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82249
Type: Dissertação
Title: Reprodutibilidade de provas sobre anatomia do aparelho locomotor humano em estudantes de educação física
Title in English: Reproducibility of exams on human locomotor system anatomy in physical education students
Authors: Souza, Caio Erick Vieira de
Advisor: Viana, Ricardo Borges
Keywords in Brazilian Portuguese : Anatomia;Análise de Variância;Modelos Anatômicos
Keywords in English : Anatomy;Analysis of Variance;Models, Anatomic
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Issue Date: 2025
Citation: SOUZA, Caio Erick Vieira de. Reprodutibilidade de provas sobre anatomia do aparelho locomotor humano em estudantes de educação física. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82249. Acesso em: 25 ago. 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diversos métodos de prova teórica e prática são utilizados no ensino da anatomia humana, porém há escassez de estudos que investiguem a reprodutibilidade dessas avaliações, ou seja, o grau em que medidas repetidas em sujeitos estáveis, sob diferentes condições, produzem resultados semelhantes. Neste sentido, o presente estudo objetivou testar a reprodutibilidade de provas práticas e teóricas sobre anatomia do aparelho locomotor humano em estudantes de educação física. Realizamos um estudo observacional transversal com aplicação de uma prova prática digital (slides) e de uma prova teórica tradicional (múltipla escolha) sobre a anatomia do aparelho locomotor humano. O estudo contou com dois momentos avaliativos (teste e reteste), separados por sete a oito dias. Cada momento teve duração de até 100 minutos: 25 minutos para a prova prática e 75 minutos para a teórica. Participaram 102 estudantes de Educação Física com idade ≥18 anos (20,9 ± 3,4 anos), que já haviam cursado anatomia do aparelho locomotor. A maioria dos estudantes era do sexo masculino (62,7%), dedicava-se apenas aos estudos (69,6%), era oriundo de escola pública (68,6%), frequentava a universidade cinco dias por semana (73,5%), não participava de atividades extraclasse (52%), não recebia auxílio financeiro (79,4%) e todos tiveram aulas com modelos anatômicos sintéticos (100%). Além disso, o tempo médio de estudo fora da universidade foi de 2,1 ± 1,2 horas por dia. As avaliações incluíram 100 questões (50 práticas e 50 teóricas), pontuadas de 0 a 10 cada uma. O teste de Wilcoxon comparou os escores entre teste e reteste obtidos nas provas teóricas e práticas, bem como a soma dos escores; a reprodutibilidade relativa foi avaliada pelo ICC3,1; a reprodutibilidade absoluta, pelo coeficiente de variação (CV%) e menor diferença detectável (MDD e %MDC); a concordância absoluta, pelo método de Bland–Altman; e a consistência interna, pelo alfa de Cronbach. Todas as análises foram realizadas no programa JASP, com nível de significância de 5%. Os participantes obtiveram medianas de 3,0 u.a. e 3,4 u.a. (prática) e 6,5 u.a. e 7,2 u.a. (teórica) no teste e reteste. O escore total foi de 9,6 u.a. e 10,5 u.a., respectivamente, havendo aumento significante (Δ = +0,4 u.a.; p<0,001). O ICC3,1 indicou excelente reprodutibilidade para a prova prática (0,963) e para a soma (0,926), e boa reprodutibilidade para a prova teórica (0,722). O CV% foi de 11,2% e 10,0% para as provas práticas e teóricas, respectivamente; e a MDD foi de 1,0 u.a. (27,8%) e 2,1 u.a. (31,0%), nessa ordem. Foi encontrado pequeno viés sistemático para as provas práticas, teóricas e escore total (0,3 u.a., 0,5 u.a. e 0,8 u.a., na ordem apresentada). O alfa de Cronbach foi muito alto para a prova prática (0,955 no teste; 0,953 no reteste) e alto para a teórica (0,812 no teste; 0,868 no reteste). As provas de anatomia do aparelho locomotor humano apresentaram boa-excelente reprodutibilidade e consistência interna alta ou muito alta, demonstrando estabilidade dos escores e confiabilidade.
Abstract: Various theoretical and practical assessment methods are used in the teaching of human anatomy; however, there is a scarcity of studies investigating the reproducibility of these evaluations, that is, the extent to which repeated measures in stable subjects, under different conditions, yield similar results. In this context, the present study aimed to test the reproducibility of practical and theoretical examinations on the anatomy of the human locomotor system in Physical Education students. We conducted a cross-sectional observational study with the application of a digital practical exam (slides) and a traditional theoretical exam (multiple choice) on the anatomy of the human locomotor system. The study comprised two evaluation moments (test and retest), separated by seven to eight days. Each session lasted up to 100 minutes: 25 minutes for the practical exam and 75 minutes for the theoretical exam. A total of 102 Physical Education students participated, aged ≥18 years (20.9 ± 3.4 years), who had already completed the locomotor anatomy course. Most students were male (62.7%), dedicated exclusively to their studies (69.6%), came from public high schools (68.6%), attended university five days per week (73.5%), did not participate in extracurricular academic activities (52%), did not receive financial aid (79.4%), and all had attended classes using synthetic anatomical models (100%). In addition, the mean daily study time outside the university was 2.1 ± 1.2 hours. The assessments included 100 questions (50 practical and 50 theoretical), each scored from 0 to 10. The Wilcoxon test compared scores between test and retest for both practical and theoretical exams, as well as for the total score. Relative reproducibility was assessed using ICC3,1; absolute reproducibility with the coefficient of variation (CV%) and the minimal detectable difference (MDD and %MDC); absolute agreement with the Bland–Altman method; and internal consistency with Cronbach’s alpha. All analyses were performed in JASP software, with a significance level of 5%. Participants obtained median scores of 3.0 u.a. and 3.4 u.a. (practical) and 6.5 u.a. and 7.2 u.a. (theoretical) in the test and retest, respectively. The total score was 9.6 u.a. and 10.5 u.a., with a significant increase (Δ = +0.4 u.a.; p < 0.001). ICC3,1 indicated excellent reproducibility for the practical exam (0.963) and the total score (0.926), and good reproducibility for the theoretical exam (0.722). CV% was 11.2% and 10.0% for the practical and theoretical exams, respectively; and MDD was 1.0 u.a. (27.8%) and 2.1 u.a. (31.0%), in that order. A small systematic bias was found for practical, theoretical, and total scores (0.3 u.a., 0.5 u.a., and 0.8 u.a., respectively). Cronbach’s alpha was very high for the practical exam (0.955 in the test; 0.953 in the retest) and high for the theoretical exam (0.812 in the test; 0.868 in the retest). The anatomy examinations of the human locomotor system demonstrated good to excellent reproducibility and high to very high internal consistency, indicating score stability and reliability.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82249
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0420-3425
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3783624897022722
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9200-3185
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5907695308629566
Access Rights: Acesso Embargado
Appears in Collections:DMO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_cevsouza.pdf
  Until 2027-08-19
3,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.