Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82249| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Reprodutibilidade de provas sobre anatomia do aparelho locomotor humano em estudantes de educação física |
| Título em inglês: | Reproducibility of exams on human locomotor system anatomy in physical education students |
| Autor(es): | Souza, Caio Erick Vieira de |
| Orientador: | Viana, Ricardo Borges |
| Palavras-chave em português: | Anatomia;Análise de Variância;Modelos Anatômicos |
| Palavras-chave em inglês: | Anatomy;Analysis of Variance;Models, Anatomic |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SOUZA, Caio Erick Vieira de. Reprodutibilidade de provas sobre anatomia do aparelho locomotor humano em estudantes de educação física. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82249. Acesso em: 25 ago. 2025. |
| Resumo: | Diversos métodos de prova teórica e prática são utilizados no ensino da anatomia humana, porém há escassez de estudos que investiguem a reprodutibilidade dessas avaliações, ou seja, o grau em que medidas repetidas em sujeitos estáveis, sob diferentes condições, produzem resultados semelhantes. Neste sentido, o presente estudo objetivou testar a reprodutibilidade de provas práticas e teóricas sobre anatomia do aparelho locomotor humano em estudantes de educação física. Realizamos um estudo observacional transversal com aplicação de uma prova prática digital (slides) e de uma prova teórica tradicional (múltipla escolha) sobre a anatomia do aparelho locomotor humano. O estudo contou com dois momentos avaliativos (teste e reteste), separados por sete a oito dias. Cada momento teve duração de até 100 minutos: 25 minutos para a prova prática e 75 minutos para a teórica. Participaram 102 estudantes de Educação Física com idade ≥18 anos (20,9 ± 3,4 anos), que já haviam cursado anatomia do aparelho locomotor. A maioria dos estudantes era do sexo masculino (62,7%), dedicava-se apenas aos estudos (69,6%), era oriundo de escola pública (68,6%), frequentava a universidade cinco dias por semana (73,5%), não participava de atividades extraclasse (52%), não recebia auxílio financeiro (79,4%) e todos tiveram aulas com modelos anatômicos sintéticos (100%). Além disso, o tempo médio de estudo fora da universidade foi de 2,1 ± 1,2 horas por dia. As avaliações incluíram 100 questões (50 práticas e 50 teóricas), pontuadas de 0 a 10 cada uma. O teste de Wilcoxon comparou os escores entre teste e reteste obtidos nas provas teóricas e práticas, bem como a soma dos escores; a reprodutibilidade relativa foi avaliada pelo ICC3,1; a reprodutibilidade absoluta, pelo coeficiente de variação (CV%) e menor diferença detectável (MDD e %MDC); a concordância absoluta, pelo método de Bland–Altman; e a consistência interna, pelo alfa de Cronbach. Todas as análises foram realizadas no programa JASP, com nível de significância de 5%. Os participantes obtiveram medianas de 3,0 u.a. e 3,4 u.a. (prática) e 6,5 u.a. e 7,2 u.a. (teórica) no teste e reteste. O escore total foi de 9,6 u.a. e 10,5 u.a., respectivamente, havendo aumento significante (Δ = +0,4 u.a.; p<0,001). O ICC3,1 indicou excelente reprodutibilidade para a prova prática (0,963) e para a soma (0,926), e boa reprodutibilidade para a prova teórica (0,722). O CV% foi de 11,2% e 10,0% para as provas práticas e teóricas, respectivamente; e a MDD foi de 1,0 u.a. (27,8%) e 2,1 u.a. (31,0%), nessa ordem. Foi encontrado pequeno viés sistemático para as provas práticas, teóricas e escore total (0,3 u.a., 0,5 u.a. e 0,8 u.a., na ordem apresentada). O alfa de Cronbach foi muito alto para a prova prática (0,955 no teste; 0,953 no reteste) e alto para a teórica (0,812 no teste; 0,868 no reteste). As provas de anatomia do aparelho locomotor humano apresentaram boa-excelente reprodutibilidade e consistência interna alta ou muito alta, demonstrando estabilidade dos escores e confiabilidade. |
| Abstract: | Various theoretical and practical assessment methods are used in the teaching of human anatomy; however, there is a scarcity of studies investigating the reproducibility of these evaluations, that is, the extent to which repeated measures in stable subjects, under different conditions, yield similar results. In this context, the present study aimed to test the reproducibility of practical and theoretical examinations on the anatomy of the human locomotor system in Physical Education students. We conducted a cross-sectional observational study with the application of a digital practical exam (slides) and a traditional theoretical exam (multiple choice) on the anatomy of the human locomotor system. The study comprised two evaluation moments (test and retest), separated by seven to eight days. Each session lasted up to 100 minutes: 25 minutes for the practical exam and 75 minutes for the theoretical exam. A total of 102 Physical Education students participated, aged ≥18 years (20.9 ± 3.4 years), who had already completed the locomotor anatomy course. Most students were male (62.7%), dedicated exclusively to their studies (69.6%), came from public high schools (68.6%), attended university five days per week (73.5%), did not participate in extracurricular academic activities (52%), did not receive financial aid (79.4%), and all had attended classes using synthetic anatomical models (100%). In addition, the mean daily study time outside the university was 2.1 ± 1.2 hours. The assessments included 100 questions (50 practical and 50 theoretical), each scored from 0 to 10. The Wilcoxon test compared scores between test and retest for both practical and theoretical exams, as well as for the total score. Relative reproducibility was assessed using ICC3,1; absolute reproducibility with the coefficient of variation (CV%) and the minimal detectable difference (MDD and %MDC); absolute agreement with the Bland–Altman method; and internal consistency with Cronbach’s alpha. All analyses were performed in JASP software, with a significance level of 5%. Participants obtained median scores of 3.0 u.a. and 3.4 u.a. (practical) and 6.5 u.a. and 7.2 u.a. (theoretical) in the test and retest, respectively. The total score was 9.6 u.a. and 10.5 u.a., with a significant increase (Δ = +0.4 u.a.; p < 0.001). ICC3,1 indicated excellent reproducibility for the practical exam (0.963) and the total score (0.926), and good reproducibility for the theoretical exam (0.722). CV% was 11.2% and 10.0% for the practical and theoretical exams, respectively; and MDD was 1.0 u.a. (27.8%) and 2.1 u.a. (31.0%), in that order. A small systematic bias was found for practical, theoretical, and total scores (0.3 u.a., 0.5 u.a., and 0.8 u.a., respectively). Cronbach’s alpha was very high for the practical exam (0.955 in the test; 0.953 in the retest) and high for the theoretical exam (0.812 in the test; 0.868 in the retest). The anatomy examinations of the human locomotor system demonstrated good to excellent reproducibility and high to very high internal consistency, indicating score stability and reliability. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82249 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-0420-3425 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3783624897022722 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-9200-3185 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5907695308629566 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_cevsouza.pdf 🔒 Disponível em 2027-08-19 | 3,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.