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Tipo: TCC
Título : Muro de contenção de bloco de concreto reforçado com geogrelhas: um estudo de caso nos sertões de Crateús
Autor : Vieira, Cauet Lacerda
Tutor: Silva, Thiago Fernandes da
Palabras clave en portugués brasileño: equilíbrio-limite;geossintéticos;viabilidade técnico-econômica;estabilidade interna
Palabras clave en inglés: limit equilibrium;geosynthetics;economic feasibility;internal stability
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2025
Citación : VIEIRA, Cauet Lacerda. Muro de contenção de bloco de concreto reforçado com geogrelhas: um estudo de caso nos sertões de Crateús. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. Disponível em: Acesso em:
Resumen en portugués brasileño: A execução de estruturas de contenção em solo reforçado podem ser consideradas como soluções inovadores na engenharia geotécnica. Estudos recentes apontam benefícios significativos no uso de geossintéticos em obras de contenção, apresentando melhor distribuição de tensões e menor impacto ambiental quando comparados com muros convencionais. Para tal, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da viabilidade técnico-econômica de muro de contenção de bloco estrutural de concreto reforçado com geogrelhas na região dos sertões de Crateús. Para isso, foram estabelecidos parâmetros do muro e do solo de fundação, com posterior dimensionamento de acordo com o método do equilíbrio-limite, verificando a estabilidade externa e interna do muro. Foi considerado o comportamento das tensões em cada camada de reforço, os fatores de segurança para arrancamento e conexão face-reforço, além de uma análise comparativa de custo com um sistema convencional bastante adotado na região de estudo. A partir do dimensionamento, foram analisados três cenários, com alturas de 5, 10 e 15 metros. Ao fim, foi possível dimensionar e projetar uma estrutura de contenção atendendo às condições locais e de segurança. Os resultados mostraram que o peso do solo de enchimento contribui para o confinamento dos reforços, uma vez que as forças máximas de tração nas geogrelhas aumentam com a profundidade. Esse comportamento justifica o uso de geogrelhas mais resistentes nas camadas inferiores e menos resistentes nas superiores, otimizando os custos de projeto. A estabilidade ao arrancamento também apresentou fatores de segurança crescentes com a profundidade, devido ao aumento das tensões verticais. Por outro lado, a conexão face-reforço manteve fatores de segurança quase constantes, com valores mais críticos nas camadas extremas, explicados pela dependência da resistência de ancoragem à tensão vertical efetiva e à maior ação do empuxo ativo horizontal. A análise dos cenários confirmou que o comprimento do reforço deve ser, no mínimo, 50% da altura do muro para garantir a estabilidade externa. Por fim, a comparação de custos entre a estrutura de contenção em solo reforçado e o sistema convencional evidenciou uma economia próxima de 50%, reforçando a viabilidade técnico-econômica e ambiental do sistema, especialmente quando se reaproveita o solo local e se reduz o consumo de cimento.
Abstract: The execution of Mechanically Stabilized Earth Walls is considered an innovative solution in geotechnical engineering. Recent studies highlight the significant benefits of using geosynthetics in retaining structures, including improved stress distribution and reduced environmental impact when compared to conventional systems. In this context, this study aimed to analyze the technical and economic feasibility of a retaining wall composed of structural concrete blocks reinforced with geogrids, designed for the semi-arid region of the Crateús hinterlands. Based on a literature review, wall and foundation soil parameters were defined, followed by wall design using the limit equilibrium method. The analysis addressed both external and internal stability, considering stress behavior in each reinforcement layer, safety factors for pullout and face-reinforcement connection, along with a comparative cost analysis involving a conventional solution commonly adopted in the region. Three scenarios were evaluated, with wall heights of 5, 10, and 15 meters, to assess constructive and design constraints. Results indicated that the backfill self-weight contributes to reinforcement confinement, as the maximum tensile forces in the geogrids increase with depth. This behavior supports the use of stronger geogrids at lower layers and weaker ones at the upper layers, optimizing overall design costs. Pullout stability also showed increasing safety factors with depth due to vertical stress increase. Conversely, face-reinforcement connection safety factors remained nearly constant, with critical values observed at the top and bottom layers—explained by the dependence of anchorage resistance on effective vertical stress and the influence of active horizontal thrust. Scenario analysis confirmed that the reinforcement length must be at least 50% of the wall height to ensure external stability. Finally, the cost comparison between the MSEW and the conventional system revealed an approximate 50% savings, reinforcing the technical-economic and environmental feasibility of the proposed solution, especially in regions where local soil reuse is possible and cement consumption can be reduced.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82180
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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