Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82172
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCerqueira, Gilberto Santos-
dc.contributor.authorSantos, Adriana de Moura-
dc.date.accessioned2025-08-21T14:17:42Z-
dc.date.available2025-08-21T14:17:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana de Moura. Metodologia ativa: jogo de tabuleiro como uma proposta didática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de ciências. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82172-
dc.description.abstractThe didactic game plays a crucial role in promoting teaching and learning, facilitating understanding of the content, encouraging group work and addressing topics such as Sexuality, considered taboo for students and teachers. Therefore, based on these premises, the general objective of this work was to analyze the potential advantages of the Active Methodology with the use of a board game, in the process of learning contraceptive methods and Sexually Transmitted Infections (STIs), in the engagement of students in Science classes for the 8th year of Elementary School at a Full-Time School in the city of Barbalha (Ce). Methodologically, the research is development and quasi-experimental, descriptive-exploratory, with a quantitative-qualitative approach and applied in nature. First, the game was designed, then it was validated by expert judges, through an online questionnaire and the calculation of the Content Validity Index (CVI), after which it was applied to students from one of the two 8th grade classes. . In the other class, students' learning and engagement with the traditional methodology was verified. The two classes carried out a pre-test and a post-test, but the class evaluation questionnaire was answered only by the class in which the game was used. In the analysis of quantitative data obtained by the pre-test and post-test, the inferential statistical method was used using the Graphpad Prism version 8.0 program, with the Shapiro-Wilk normality test and the Wilcoxon test, considering the level of significance of p<0.05. Qualitative results were obtained from content analysis in Bardin. It was verified with the application of pre-tests and post-tests in the classes with traditional teaching and with board games, that there was a statistically significant result in the comparison of the number of correct answers between the class with board games and the traditional teaching class. , and with the analysis of qualitative data, concluding, therefore, that classes with board games favor student engagement in a playful and attractive way, helping to understand the concepts, confirming the alternative research hypothesis. Thus, it can be stated that the construction, validation and application of the board game based on an active methodology was of great importance and effectiveness in the students' learning process, given that they positively changed their behavior in the classroom. class, becoming more attentive, sociable and motivated to study while having fun.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetodologia ativa: jogo de tabuleiro como uma proposta didática como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSilva, Wanderson Diogo Andrade da-
dc.description.abstract-ptbrO jogo didático desempenha um papel crucial na promoção do ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão do conteúdo, estimulando o trabalho em grupo e abordando temas como a Sexualidade, considerado tabu para alunos e professores. Portanto, baseado nessas premissas, elencou-se como objetivo geral deste trabalho analisar as potenciais vantagens da Metodologia Ativa com o uso de um jogo de tabuleiro, no processo de aprendizagem de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no engajamento dos alunos nas aulas de Ciências dos 8º anos do Ensino Fundamental em uma Escola de Tempo Integral na cidade de Barbalha (Ce). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo desenvolvimento e quase experimental, descritiva-exploratória, com abordagem quanti-qualitativa e de natureza aplicada. Primeiro, o jogo foi concebido, depois foi validado por juízes especialistas, por meio de um questionário online e do cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), após isso, ele foi aplicado com os estudantes de uma das duas turmas de 8º ano. Na outra turma, verificou-se aprendizagem e engajamento dos alunos com a metodologia tradicional. As duas turmas realizaram um pré-teste e um pós-teste, porém o questionário avaliativo da aula foi respondido apenas pela turma em que o jogo foi utilizado. Na análise dos dados quantitativos obtidos pelos pré-teste e pós-teste, usou-se o método estatístico inferencial por meio do programa Graphpad Prism versão 8.0, com o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste de Wilcoxon, considerando o nível de significância de p<0,05. Os resultados qualitativos foram obtidos a partir da análise de conteúdo em Bardin. Verificou-se com a aplicação dos pré-testes e pós-testes nas turmas com ensino tradicional e com jogo de tabuleiro, que houve um resultado estatisticamente significativo na comparação do número de acertos entre a turma com jogo de tabuleiro e a turma do ensino tradicional, e com a análise dos dados qualitativos, concluindo, portanto, que as aulas com o jogo de tabuleiro favorecem o engajamento dos alunos de forma lúdica e atrativa, auxiliando na compreensão dos conceitos, confirmando a hipótese alternativa da pesquisa. Dessa forma, pode-se afirmar que a construção, validação e aplicação do jogo de tabuleiro a partir de metodologia ativa foi de grande importância e eficácia no processo de aprendizagem dos alunos, haja vista que foram alteraram de forma positiva o seu comportamento em sala de aula, tornando-se mais atentos, sociáveis e motivados a estudar enquanto se divertem.pt_BR
dc.subject.ptbrJogo de tabuleiropt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.ptbrMétodos contraceptivospt_BR
dc.subject.ptbrISTspt_BR
dc.subject.enBoard gamept_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enContraceptive methodspt_BR
dc.subject.enSTIspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5537578606273691pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org.br/0000-0001-6717-3772pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6780676773042373pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org.br/0000-0002-9583-0845pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9517476282566295pt_BR
local.date.available2025-08-21-
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_amsantos.pdf20,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.