Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82032
Tipo: TCC
Título: A aplicação do princípio da inexequibilidade relativa na nova lei de licitações
Autor(es): Duarte, Everson Pereira
Orientador: Casimiro, Lígia Maria Silva Melo de
Palavras-chave em português: Inexequibilidade Relativa;Nova Lei de Licitações;Princípios;Direito Administrativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Data do documento: 2025
Citação: DUARTE, Everson Pereira. A aplicação do princípio da inexequibilidade relativa na nova lei de licitações. 2025. 51 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A aplicação do princípio da inexequibilidade relativa à nova Lei de Licitações representa um avanço significativo na busca por maior eficiência, transparência e sustentabilidade nos processos licitatórios, garantindo que as propostas sejam viáveis tanto técnicas quanto economicamente. Esse princípio estabelece um planejamento mais equilibrado para avaliar a exequibilidade das propostas, evitando a contratação de fornecedores que apresentem preços artificialmente reduzidos e que, posteriormente, possam gerar desequilíbrios contratuais, comprometendo a execução do objeto licitado. Com isso, busca-se garantir que as contratações públicas ocorram dentro de parâmetros realistas, evitando o risco de inadimplência contratual e protegendo o interesse público ao garantir a prestação de serviços e a execução de obras de forma adequada e dentro dos padrões de qualidade exigidos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar como a aplicação do princípio da inexequibilidade relativa na nova Lei de Licitações contribui para o aprimoramento dos processos licitatórios, prevenindo distorções que poderiam comprometer a eficiência das contratações públicas. A metodologia utilizada será uma revisão bibliográfica, permitindo uma análise fundamentada nas normas e diretrizes que regulamentam o tema. Conclui-se que a correta interpretação e aplicação desse princípio são essenciais para evitar práticas predatórias, promover um ambiente concorrencial mais justo e garantir maior segurança jurídica às contratações públicas.
Abstract: A aplicação do princípio da inexequibilidade relativa à nova Lei de Licitações representa um avanço significativo na busca por maior eficiência, transparência e sustentabilidade nos processos licitatórios, garantindo que as propostas sejam viáveis tanto técnicas quanto economicamente. Esse princípio estabelece um planejamento mais equilibrado para avaliar a exequibilidade das propostas, evitando a contratação de fornecedores que apresentem preços artificialmente reduzidos e que, posteriormente, possam gerar desequilíbrios contratuais, comprometendo a execução do objeto licitado. Com isso, busca-se garantir que as contratações públicas ocorram dentro de parâmetros realistas, evitando o risco de inadimplência contratual e protegendo o interesse público ao garantir a prestação de serviços e a execução de obras de forma adequada e dentro dos padrões de qualidade exigidos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar como a aplicação do princípio da inexequibilidade relativa na nova Lei de Licitações contribui para o aprimoramento dos processos licitatórios, prevenindo distorções que poderiam comprometer a eficiência das contratações públicas. A metodologia utilizada será uma revisão bibliográfica, permitindo uma análise fundamentada nas normas e diretrizes que regulamentam o tema. Conclui-se que a correta interpretação e aplicação desse princípio são essenciais para evitar práticas predatórias, promover um ambiente concorrencial mais justo e garantir maior segurança jurídica às contratações públicas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82032
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7987-4381
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4620605907897768
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_epduarte.pdf601,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.