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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do desenho da política pública de formação continuada de coordenadores pedagógicos do 6º ao 9º do Município de Aquiraz
Autor(es): Pereira, Antônio Edivar Alves
Orientador: Porto, Marcio de Souza
Palavras-chave em português: Formação continuada;Coordenador pedagógico;Política pública;Avaliação em profundidade;Educação democrática;Educação ecológica
Palavras-chave em inglês: Continuing education;Pedagogical coordinator;Public policy;In-depth evaluation;Democratic education;Ecological education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: PEREIRA, Antônio Edivar Alves. Avaliação do desenho da política pública de formação continuada de coordenadores pedagógicos do 6º ao 9º do Município de Aquiraz. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar o Desenho da Política Pública de Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos do 6º ao 9º ano do município de Aquiraz, à luz de seus fundamentos teóricos, institucionais e operacionais. A pesquisa também buscou analisar o contexto político e socioeconômico que influenciou a formulação da política, estudar suas bases referenciais a partir dos documentos coletados e investigar, com apoio de entrevistas e questionários, as fragilidades e possibilidades de aprimoramento percebidas pelos agentes envolvidos na pesquisa. A investigação justifica-se pela relevância social e educacional da formação continuada dos coordenadores pedagógicos, profissionais focados na promoção da qualidade do ensino e da gestão democrática no ambiente escolar. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em análise documental e bibliográfica. A metodologia utilizada foi a Avaliação em Profundidade (AP), que permitiu explorar quatro eixos do desenho da política: contexto, conteúdo, trajetória institucional, espectro territorial e temporal. A análise dos dados foi orientada pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004), a qual possibilitou a categorização e interpretação sistemática dos discursos das gerentes de formação e dos formadores da rede municipal de ensino. Os resultados revelam que a política de formação continuada em Aquiraz precisa ser implementada e institucionalizada, pois, a mesma apresenta lacunas em termos de diretrizes claras, planejamento estratégico e mecanismos de avaliação. Verificou-se que a formação dos coordenadores ocorre de forma fragmentada, frequentemente orientada por demandas emergenciais e sem articulação com uma proposta pedagógica consolidada. As entrevistas com as gerentes de formação e os dados obtidos dos formadores indicam divergências na condução da política, ausência de um marco normativo unificado e fragilidade no alinhamento entre teoria e prática. A pesquisa também evidencia a necessidade de incorporar com maior intencionalidade princípios da educação democrática e ecológica, conforme proposto por autores como Laval e Vergne (2023), visando promover uma formação crítica, inclusiva e sustentável.
Abstract: This dissertation's main objective is to evaluate the Design of the Public Policy for Continuing Training of Pedagogical Coordinators from the 6th to the 9th year of the municipality of Aquiraz, in light of its theoretical, institutional and operational foundations. The research also sought to analyze the political and socioeconomic context that influenced the formulation of the policy, examine its reference frameworks through the collected documents and investigate, with the support of interviews and questionnaires, the weaknesses and opportunities for improvement as perceived by the agents involved in the study. This investigation is justified by the social and educational relevance of the continuing education of pedagogical coordinators, professionals focused on promoting educational quality and democratic management within the school environment.To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was adopted, based on documentary and bibliographic analysis. The methodology employed was In-Depth Evaluation (IDE), which enabled the exploration of four axes of policy design: context, content, institutional trajectory, and territorial and temporal scope. Data analysis was guided by Bardin’s (2004) content analysis technique, which allowed for the systematic categorization and interpretation of the statements from training managers and trainers within the municipal education network.The results reveal that the continuing education policy in Aquiraz still needs to be fully implemented and institutionalized, as it presents gaps in terms of clear guidelines, strategic planning, and evaluation mechanisms. It was observed that the training of coordinators occurs in a fragmented way, often driven by urgent demands and lacking alignment with a consolidated pedagogical proposal. Interviews with training managers and data collected from trainers indicate divergences in the conduct of the policy, the absence of a unified normative framework, and a weak alignment between theory and practice. The research also highlights the need to more intentionally incorporate principles of democratic and ecological education, as proposed by authors such as Laval and Vergne (2023), in order to promote critical, inclusive, and sustainable professional development.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81990
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4597358593796435
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0009-0005-3254-359X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9162337091847651
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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