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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81814| Tipo: | TCC |
| Título : | Análise de trabalhos sobre o uso de gamificação no ensino de Física |
| Autor : | Sales, Abelardo Marx Furtado |
| Tutor: | Dias, Nildo Loiola |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Gamificação;Educação;Ensino de Física |
| Palabras clave en inglés: | Gamification;Education;Physics teaching |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | SALES, Aberlado Marx Furtado. Análise de trabalhos sobre o uso de gamificação no ensino de Física. 2025. 35 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Trago neste trabalho uma breve análise sobre o uso da gamificação em sala de aula, tendo como foco os jogos desenvolvidos no mestrado profissional , disponibilizado pela SBF no polo da Universidade Federal do Ceará. Trago também uma fala sobre a educação brasileira e sobre os frameworks usados em meu julgamento. Considerando os desafios enfrentados pela disciplina de física a nível de ensino médio, os jogos trazem propostas diferentes em como apresentar os conteúdos aos estudantes, de forma mais interativa e novas propostas de entender e/ou decorar os assuntos mais facilmente. Esta é a proposta da gamificação, ancorados na Teoria da Autodeterminação, faz uso de dois frameworks: MDA (Mecânica, Dinâmica e Estética) e Octalysis, ambos utilizados como base para a análise de três jogos educativos selecionados no acervo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Os jogos analisados — Simulador Espaço-Tempo Relativístico, Trilha das Estrelas e Em Busca do Bóson de Higgs — apresentam propostas distintas, cada qual com potencialidades específicas para o ensino. A análise mostrou-me que esses jogos, quando bem aplicados, favorecem o acolhimento do aluno por essa área de estudo que apresenta um grande déficit de aprendizagem nas escolas. Entretanto, esses jogos não são perfeitos, apresentando limitações por parte do docente, da estrutura tecnológica da escola, falta de meios acessíveis para pessoas com deficiência. Na conclusão trago ações para a melhora na confecção de jogos futuros e melhoramento destes. |
| Abstract: | This work presents a brief analysis of the use of gamification in the classroom, focusing on games developed in the professional master's program made available by the Sociedade Brasileira de Física(SBF). It also discusses the state of Brazilian education and the frameworks used in my evaluation. Considering the challenges faced by high school physics education, these games offer innovative ways to present content to students in a more interactive manner, providing new approaches to understanding and/or memorizing topics more easily. This is the essence of gamification, grounded in the Self-Determination Theory, which employs two frameworks: MDA (Mechanics, Dynamics, and Aesthetics) and Octalysis. Both were used as the basis for analyzing three educational games selected from the SBF collection — Simulador Espaço-Tempo Relativístico, Trilha das Estrelas e Em Busca do Bóson de Higgs — Each game presents distinct approaches, with specific strengths for teaching. The analysis revealed that these games, when properly implemented, can enhance student engagement in a subject that often suffers from significant learning gaps in schools. However, they are not without limitations, including dependence on teacher mediation, technological infrastructure in schools, and a lack of accessibility features for students with disabilities. In conclusion, I propose improvements for the design of future games and enhancements to existing ones. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81814 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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