Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81707| Tipo: | TCC |
| Título: | O ensino de Física através da Astronomia: uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental |
| Autor(es): | Lima, Vitor Davi Nascimento Teixeira |
| Orientador: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
| Palavras-chave em português: | Ensino de Física;Ensino de astronomia;Ensino fundamental;Interdisciplinaridade |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | LIMA, V. D. N. T. O ensino de Física através da Astronomia: uma proposta didática para os anos finais do Ensino Fundamental. 2025. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho busca apresentar uma proposta didática com intuito de fomentar de forma eficaz o interesse dos alunos perante a física logo no início dos anos finais do ensino fundamental, tendo como principal estratégia a utilização da astronomia como atrativo para os estudantes, a fim de promover o ensino de física de forma interdisciplinar, desenvolver o pensamento reflexivo dos alunos, construir uma identidade mais crítica e consciente, valorizar a diversidade cultural e as múltiplas formas de compreender o universo, além de tornar o ensino significativo e consolidar uma base de conhecimentos para as séries seguintes. Este trabalho também busca apresentar justificativas para o ensino de astronomia colocando em evidência sua ampla relevância no desenvolvimento humano e social. Seu desenvolvimento se deu em forma de revisão integrativa e teve como pilares três fases: Busca e seleção de artigos; Análise e síntese de dados; Formulação da proposta didática com base na amostra bibliográfica. A proposta didática teve seus objetivos traçados de acordo os objetos de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular para cada série do ensino básico, de modo que facilitasse sua aplicação não somente no início dos anos finais do ensino fundamental, como em qualquer série e escola, seja pública ou privada. |
| Abstract: | This monograph aims to present a didactic proposal designed to effectively spark students’ interest in physics at the outset of the final years of elementary school. By using astronomy as the primary strategy to engage students, the proposal seeks to promote the interdisciplinary teaching of physics, foster reflective thinking, cultivate a more critical and conscious identity, and value cultural diversity and multiple ways of understanding the universe. Additionally, it strives to make learning meaningful and to build a solid foundation of knowledge for subsequent grades. This work also seeks to present a justification for teaching astronomy, highlighting its broad relevance to human and social development. Its development took the form of an integrative review and was based on three phases: Search and selection of articles; Analysis and synthesis of data; Formulation of the didactic proposal based on the bibliographic sample. The didactic proposal had its objectives outlined in accordance with the knowledge objects and skills established by the National Common Core Curriculum for each grade of basic education, so as to facilitate its application not only at the beginning of the final years of primary education, but in any grade and school, whether public or private. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81707 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_vdntlima.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.