Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81696| Type: | Dissertação |
| Title: | A avaliação da busca ativa escolar e a intersetorialidade no combate à evasão e ao abandono pós-pandemia: vozes docentes em Aquiraz-CE |
| Authors: | Ferreira, Aretuza Bittencourt |
| Advisor: | Mello Neto, Ruy de Deus e |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Busca ativa escolar;Intersetorialidade;Evasão escolar;Aquiraz |
| Keywords in English : | School active Search;Intersectorality;School dropout;Aquiraz |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | FERREIRA, Aretuza Bittencourt. A avaliação da busca ativa escolar e a intersetorialidade no combate à evasão e ao abandono pós-pandemia: vozes docentes em Aquiraz-CE. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho teve como objetivo investigar a eficácia da intersetorialidade no programa Busca Ativa Escolar no combate à evasão e ao abandono escolar no município de Aquiraz-CE, sob a ótica dos professores do ensino fundamental – anos finais. A partir do contexto pós-pandêmico, buscou-se compreender como a articulação (ou a ausência dela) entre os setores da educação, saúde e assistência social influencia a permanência dos alunos nas escolas, especialmente diante das adversidades ampliadas pela pandemia da COVID-19. A investigação considerou a relevância da colaboração multiprofissional prevista na Lei nº 13.935/2019, ainda não plenamente efetivada no município. A dissertação foi desenvolvida por meio de uma abordagem quali-quantitativa, utilizando como procedimentos metodológicos a análise documental, a aplicação de questionários com professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores escolares. Os dados obtidos por meio das plataformas INEP, e-SAGE e Busca Ativa Escolar (SMA) foram analisados à luz da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que, embora a plataforma Busca Ativa Escolar esteja implementada em Aquiraz desde seu lançamento, ainda há fragilidades na formalização e na prática efetiva da intersetorialidade. Essa lacuna compromete o alcance dos objetivos do programa, especialmente em áreas rurais e vulneráveis, onde os fatores de exclusão escolar extrapolam o campo pedagógico. A análise das percepções dos professores evidenciou a importância de sua participação ativa na identificação de estudantes em risco e reforçou a necessidade de uma rede de apoio estruturada para assegurar o direito à educação. Os docentes, ao lidarem diretamente com as consequências do abandono e da evasão escolar, destacaram a urgência de estratégias que envolvam profissionais das áreas de psicologia e serviço social no ambiente escolar, promovendo um suporte mais integral aos alunos e suas famílias. Conclui-se que o fortalecimento da intersetorialidade é essencial para superar os desafios impostos pelo contexto pandêmico e para consolidar políticas públicas voltadas à inclusão educacional. A partir da experiência local, esta pesquisa contribui para o debate sobre a efetividade da Busca Ativa Escolar como ferramenta estratégica na garantia do direito à educação, ressaltando a centralidade do trabalho colaborativo entre os setores e a valorização do saber docente no enfrentamento da exclusão escolar. |
| Abstract: | This study aimed to investigate the effectiveness of intersectoral collaboration in the Busca Ativa Escolar program in combating school dropout and abandonment in the city of Aquiraz-CE, from the perspective of elementary school teachers – final years. Based on the post-pandemic context, we sought to understand how the articulation (or lack thereof) between the education, health and social assistance sectors influences students' permanence in schools, especially in the face of the adversities increased by the COVID-19 pandemic. The investigation considered the relevance of multidisciplinary collaboration provided for in Law No. 13.935/2019, which has not yet been fully implemented in the city. The dissertation was developed through a qualitative-quantitative approach, using documentary analysis, questionnaires with teachers and semi-structured interviews with school managers as methodological procedures. The data obtained through the INEP, e-SAGE and Busca Ativa Escolar (SMA) platforms were analyzed in light of content analysis. The results revealed that, although the Busca Ativa Escolar platform has been implemented in Aquiraz since its launch, there are still weaknesses in the formalization and effective practice of intersectoral collaboration. This absence compromises the achievement of the program's objectives, especially in rural and vulnerable areas, where the factors of school exclusion go beyond the pedagogical field. The analysis of teachers' perceptions highlighted the importance of their active participation in identifying students at risk and reinforced the need for a structured support network to ensure the right to education. When dealing directly with the consequences of dropout and evasion, teachers highlighted the urgency of strategies that involve professionals from the areas of psychology and social work in the school environment, promoting more comprehensive support for students and their families. It is concluded that strengthening intersectoral collaboration is essential to overcome the challenges imposed by the pandemic context and to consolidate public policies aimed at educational inclusion. Based on local experience, the research contributes to the debate on the effectiveness of Active School Search as a strategic tool in guaranteeing the right to education, highlighting the centrality of collaborative work between sectors and the appreciation of teaching knowledge in tackling school exclusion. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81696 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_abferreira.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.